Não podemos observar os mandamentos, praticar
a virtude, evitar o pecado só com as nossas forças, é preciso sobretudo a graça
de Deus. '
A graça é um dom sobrenatural, que Deus
nos concede gratuitamente com virtude dos merecimentos de Jesus Cristo para efetuar
a obra da nossa salvação.
Ha duas espécies de graça, a graça
habitual ou santificante, e a graça atual ou auxiliante.
A graça habitual ou santificante é um dom
sobrenatural, estável e permanente, que o Espírito Santo infunde gratuitamente
pelos merecimentos de Jesus Cristo em nossa alma, afim de a tornar aceita e agradável
a Deus e herdeira do paraíso.
Esta graça é muito apreciável, é a graça
por excelência, aquele dom perfeito, superior a todos os dons e sem o qual
todos eles são perdidos, porque, sem a graça santificante, não ha salvação para
o homem.
Podemos perder esta graça, basta um só pecado
mortal para nos fazer perder a graça habitual.
A graça atual ou auxiliante, é todo o
auxilio divino e de momento, que nos excita, nos move e ajuda a praticar a
virtude e a fugir do mal.
A graça atual nos é tão necessária, que
sem ela não podemos fazer coisa alguma útil para a salvação.
Deus concede-nos a graça atual todas as
vezes que é necessária, e que a pedimos devidamente.
Podemos infelizmente resistir á graça, e
fazemos isso muitas vezes.
A graça atual é um socorro interior, ou
exterior. A graça auxiliante interior consiste na luz sobrenatural que Deus da
ao entendimento e nos bons movimentos que da aos corações. A graça atual
exterior consiste nos sermões, nos bons exemplos, nos bons conselhos, nos
milagres, nos castigos dos pecadores, até nas doenças e enfermidades, etc, em
fim em todo o auxilio exterior que nos leva ao cumprimento de nossos deveres.
Não podemos merecer os auxílios da graça,
Nosso Senhor os dá gratuitamente, mas podemos perde-las.
Deus da a graça atual a todos os homens,
porque quer que todos os homens se salvem, e porque Nosso Senhor morreu na cruz
por todos.
Podemos alcançar a graça de Deus por dois
meios; pelo uso dos sacramentos recebemos a graça santificante; e pela oração a
graça auxiliante.
A graça habitual, já o dissemos, perde-se
pelo pecado mortal, e diminui pelo pecado venial.
Podemos recuperar a graça perdida pelo sacramento de Penitencia, ou por um ato de contrição perfeita, acompanhado do
desejo de nos confessarmos.
Geralmente falando, pode chamar-se graça
a todo o favor que Deus nos faz; e neste sentido, a multidão inumerável de
benefícios que temos recebido deste o primeiro instante do nosso ser, e que estamos
recebendo em todos os momentos da nossa vida são outras tantas graças que Deus
nos dispensa e que estão pedindo o nosso continuo e eterno agradecimento.
A posse da graça habitual chama-se estado
de graça. Neste feliz estado, amamos a Deus e Deus nos ama, e todas as nossas ações,
mesmo as mínimas, tornam-se sobrenaturais e merecedoras do paraíso.
Explicação da gravura.
Na parte superior a direita, São Paulo
está representado, dando-nos o exemplo da fidelidade á graça. Um dia, como se
dirigia a cidade de Damasco com intenção de prender todos os Cristãos que nela
encontrasse, ouviu uma voz que lhe disse : Saulo, Saulo, porque está me
perseguindo? Respondeu-lhe: Quem sois, Senhor? E a voz respondeu : Sou Jesus a
quem tu persegues. E São Paulo disse : Senhor, que quereis que eu faça?
Na parte superior esquerda, vê-se a Nosso
Senhor falando com a mulher samaritana.
A alma em estado de graça está
representada por uma virgem com um lírio na mão. Está olhando para o céu e o Espírito
Santo habita no seu coração.
A alma em estado de pecado está
representada por uma mulher, presa com cadeias pelo demônio que tomou posse do
seu coração.
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