(Trecho do Catecismo Ilustrado, Edição da Juventude Católica de Lisboa de 1910)
Desempenharemos
nós o que neste preceito nos é mandado, praticando para com Deus quatro
virtudes, a saber : a fé, a esperança, a caridade e a religião. Para as três
virtudes teologais, fé, esperança, caridade.
A religião,
considerada como virtude, é uma virtude que nos ensina a dar a Deus o culto que
lhe é devido.
O culto que
devemos a Deus chama-se culto de latria e é propriamente adoração.
Ha duas espécies
de culto, culto interno, e culto externo. O culto interno consiste em elevar a
Deus nosso pensamento, louvá-lo e adorá-lo mentalmente, oferecendo-lhe no
intimo do coração nossos afetos sem manifestar exteriormente nossos
sentimentos. O culto externo consiste em dirigir a Deus orações, em cantar os
divinos louvores, em nos protrarmos em sua presença, e principalmente em assistirmos ao Santo Sacrifício da Missa e cerimônia publicas, com que a Igreja Católica celebra os seus mistérios e solenidades.
Adorar a Deus é reconhecê-lo
como nosso Criador, e soberano Senhor de todas as coisas. Devemos pois
humilhar-nos profundamente diante da sua Majestade.
Devemos a Deus
um culto exterior: 1° porque o nosso
corpo pertence-lhe tanto como a nossa alma : 2º porque o culto exterior nos leva ao culto interior.
O culto publico
consiste principalmente em adorar a Deus nas Igrejas e cerimônia publicas.
Devemos prestar a Deus culto publico porque temos obrigação de edificar o nosso
próximo mostrando- lhe que somos verdadeiros Católicos.
A sociedade
civil deve também adorar a Deus, porque Ele é senhor das sociedades como dos
indivíduos.
Adoramos a Jesus
Cristo, porque Ele é Deus com o Pai e o Espírito Santo.
Do
culto dos Santos.
Não é idolatria
tributar culto aos santos; antes esse culto é legitimo e devido, porque não é
de latria ou adoração, mas de veneração e respeito. Nós (católicos) não
adoramos a Nossa Senhora nem os santos como adoramos a Deus. Veneramo-los e
honramo-los (aos santos) como criaturas muito próximas a Deus e muito favorecidas
das suas graças.
O culto que
damos a Nossa Senhora não é o mesmo que o que damos aos santos, porque Nossa
Senhora está em uma hierarquia diferente, acima de qualquer outra criatura no
céu ou na terra, sendo ela escolhida para Mãe de Jesus Cristo. O seu culto
chama-se hiperdulia.
Veneramos os
Santos pelas suas virtudes, pelo valimento que tem com Deus, e por serem seus
amigos e servos, e assim toda a honra que se lhes tributa redunda em honra de
Deus.
O culto dos
Santos consiste em lhes pedir, em lhes agradecer, e ainda em os tomar por
modelos para os imitar. Esse culto chama-se Dulia, o qual é infinitamente
inferior ao de latria, que pertence a Deus.
Pedimos aos
santos para alcançar por sua intercessão as graças de que necessitamos. O
santos são os nossos advogados para com Jesus Cristo, como Jesus Cristo é o
nosso advogado para com seu Pai. Ha muita diferença no modo de pedir a Deus ou
de pedir aos santos : a Deus pedimos que nos dê, nos conceda; e aos santos
pedimos que nos alcancem de Deus pelos merecimentos de Jesus Cristo, que roguem
por nós.
A veneração das
relíquias e imagens não está proibida; antes Deus a autoriza e aprova pelos
grandes milagres que a cada momento obra por meio das relíquias e imagens dos
santos.
Explicação
da gravura.
Nesta gravura vêem-se
pessoas de todas as cidades e condições adorando a Deus, que lhes abre os braços
e as contempla com ternura, mostrando assim o agrado com que acolhe as nossas
homenagens.
Na parte
superior, á esquerda, vê-se a Virgem rodeada de Anjos, e á direita, São José
com vários santos.
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