sexta-feira, 4 de abril de 2014

Do liberalismo a apostasia (prefácio).





Os católicos liberais introduzem os erros liberais no interior da Igreja e nas sociedades ainda católicas. É muito instrutivo reler as declarações dos papas a este respeito e comprovar o vigor das condenações.

É de grande utilidade relembrar a aprovação de Pio IX a Louis Veuillot, autor do admirável livro “A Ilusão Liberal”, e a do Santo Ofício a Dom Félix Sarda y Salvany para “O Liberalismo é Pecado”. Que teriam pensado estes autores se houvessem comprovado, como nós atualmente, que o liberalismo é rei e senhor no Vaticano e nos episcopados? Destes fatos a urgente necessidade, para os futuros sacerdotes de conhecer este erro. Pois o católico liberal tem uma falsa concepção do ato de fé, como bem o mostra Dom Sarda (cap. VII). A fé não é mais uma dependência objetiva da autoridade de Deus, mas um sentimento subjetivo, que em consequência, respeita todos os erros e especialmente os religiosos.

Louis Veuillot em seu cap. XXIII mostra que o princípio fundamental da Revolução Francesa de 1789, é a independência religiosa, a secularização da sociedade, e em definitivo a liberdade religiosa.

O Padre Tissier de Mallerais, secretário geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (hoje Monsenhor), encorajado pelo superior geral, teve a idéia de completar e organizar este conjunto de conferências e publicá-las, para que elas possam ser úteis a outros além dos seminaristas. Enquanto este trabalho estava em andamento, acontecia em Assis a mais abominável manifestação do catolicismo liberal, prova visível de que o Papa e aqueles que a aprovam têm uma falsa noção da fé, noção modernista que vai balançar todo o edifício da Igreja. O próprio Papa o anuncia em sua alocução de 22 de Dezembro de 1986, aos membros da Cúria. Com o fim de guardar e proteger a fé católica deste peste do liberalismo, parece-me que este livro chega muito oportunamente, fazendo-se eco das palavras de Nosso Senhor: “Aquele que crê será salvo, aquele que não crê se condenará”; é esta a fé que o Verbo de Deus encarnado exige de todos aqueles que querem ser salvos. Ela foi causa de sua morte e seguindo seu caminho, de todos os mártires e testemunhas que a professaram. Com o liberalismo religioso, não há mais mártires nem missionários, mas somente destruidores da religião reunidos em volta da promessa de uma paz puramente de
palavras.

Longe de nós este liberalismo, sepultura da Igreja Católica. Seguindo Nosso Senhor, levemos o estandarte da Cruz, único sinal e única fonte de salvação. Que Nossa Senhora de Fátima, no 70º aniversário de sua aparição queira abençoar a difusão deste livro, que faz eco às suas predições.

Ecône, 13 de janeiro de 1987
Festa do Batismo de Nosso Senhor.
+ MARCEL LEFEBVRE

Um comentário:

  1. Na verdade a lei de Deus é a lei do amor. Mas, não esqueçamos que Deus é justo e um dia a sua justiça triunfará.

    ResponderExcluir