quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Terceiro Mandamento – Guardar Domingo e Festas (1ª parte)



Neste mandamento Deus nos ordena não tra­balhar em obras servis no domingo, e prestar nesse dia especial culto a Ele.

Por obras servis entendemos os trabalhos corporais (...)

Porém são permitidas ao domingo : 1° aquelas obras que são necessárias á vida humana: 2º as que são consagradas ao serviço de Deus: 3º as que se fazem por necessidade grave, com licença dos supe­riores eclesiásticos, podendo ser.

Para guardar os domingos não basta não traba­lhar, porque o proibir-nos Deus o trabalhar é para podermos empregar-nos no seu serviço.

Devemos santificar os domingos e festas ouvindo missa inteira, como o manda a Santa Madre Igreja.

Posto que a Igreja não nos obrigue a outra coisa, contudo ensina-nos e recomenda-nos que nos exerci­temos em obras de religião e de piedade.

Essas obras são visitar igrejas, ouvir os sermões, principalmente do sei pároco, assistir ás catequeses, e praticar para com o próximo as obras dc misericórdia.

A palavra domingo significa Dia do Senhor ou consagrado ao Senhor, porque o devemos empregar em dar honra a Deus e a servi-lo.

Na lei antiga, o dia consagrado ao Senhor era o sábado, palavra que significa dia de descanso, porque neste dia Deus descansou, tendo nos outros seis criado as criaturas que compõem este universo.

Não guardamos nós o sábado,mas sim o domingo, pela autoridade dos Apóstolos que assim o mandaram, e fizeram isso em memória da Ressurreição do Senhor que foi ao domingo, e da vinda do Espírito Santo que foi também ao domingo. Neste dia se nos representa pois a santíssima Trindade em três mistérios : o Pai, na criação; o Filho : na Redenção; o Espírito Santo na santificação.

Além do domingo, estabelecem a Igreja outros dias de festa ou dias santificados, 1° para solenizar alguns mistérios da nossa Religião que não estão ligados ao domingo, como o dia do Natal, a Ascensão do Senhor, etc., etc., 2° para louvarmos a bondade e poder de Deus, na vitoria dos santos; 3º para lhes tributarmos as verdadeiras honras e louvores; 4° para nos exercitarmos a imitar as suas virtudes.

Peca-se contra o terceiro mandamento: 1° trabalhando tempo considerável sem grande neces­sidade : 2º faltando á missa sem causa : 3º passando todo o dia em danças, jogos e divertimentos profanos, ou em uma total ociosidade.

Quem trabalha ao domingo por necessidade grave ou por fazer certas obras de caridade, não tem por isso licença de faltar á missa.

Não é proibido recrear-se no domingo, com tanto que seja de um modo honesto e moderado; mas devem evitar-se com muito cuidado aqueles diverti­mentos desonestos e perigosos que são, principalmente para a mocidade, origem de grandes males e pecados.

Os que obrigam a trabalhar aos domingos pecam como se eles mesmos trabalhassem, e além disso ficam responsáveis pelo pecado que se comete.

Pecam mortalmente os pais ou senhores que proíbem aos filhos, criados ou operários a santifi­cação do domingo, ou põem obstáculos a essa santifi­cação.

Explicação da gravura.

Vê-se nesta gravura o contraste frisante entre os que santificam o domingo e aqueles que o pro­fanam. Os primeiros, deixando os seus trabalhos, dirigem-se ao templo para ouvir a santa Missa. Os segundos passam o dia nas tavernas, escarnecendo os que se dirigem á Igreja. Vê-se na parte inferior uma oficina onde os operários trabalham, despre­zando assim o preceito de Deus e dando escândalo ao próximo.

Um comentário: