terça-feira, 29 de julho de 2014

A Autoridade dos homens - Mons. Williamsom





Dois rapazes, duvidosos de casarem, suplicaram-me outro dia que escrevesse um manual sobre como os homens devem comportar-se como homens. Seu pedido foi realmente um pranto de angústia: “quando devemos ser amáveis com as mulheres e quando devemos ser firmes? Já não sabemos mais! Em outros tempos a resposta a esta pergunta era o simples bom senso para qualquer homem, mas a autoridade hoje em dia foi tão desarraigada pela propaganda liberal que a dificuldade de exercê-la dentro do Matrimônio pode explicar em parte, por que hoje em dia muitos jovens preferem simplesmente amasiar-se a casar-se. O que se segue não é um manual, mas pelo menos poderá indicar á nossos dois mosqueteiros a direção correta.

São Paulo Disse: “Dobro meus joelhos ao Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo do qual toma nome toda paternidade nos Céus e na Terra” (Efésios III, 14,15). Em outras palavras, toda paternidade e autoridade entre as criaturas de Deus modelam-se à raiz da paternidade e autoridade do próprio Deus, da qual se deriva. Assim como um dos personagens de Dostoievski disse: “Se Deus não existe, então não há nenhum sentido para eu ser oficial do exército”. Portanto é evidente que se os homens desterram a Deus de suas sociedades, como acontece hoje em dia no mundo todo, então toda a autoridade é desarraigada radicalmente. No indivíduo, a razão será incapaz de governar às paixões, em Família o Pai será incapaz de controlar seu Lar e no Estado a democracia aparecerá como a única forma legítima de governo, o que na realidade não serve para nada.

Agora, ao observar o cotidiano dentro de uma família, quem pode negar que os homens sejam mais fortes que a mulheres no uso da razão, enquanto que as mulheres são mais fortes que os homens na intuição e no sentimento? Vejam qualquer comédia na TV se o duvidam. Os sentimentos têm seu lugar importante na vida e do mesmo modo que nossas esposas, não devem ser menosprezados, mas devem ser também controlados, guiados, porque vem e vão, são instáveis e como tal não são um norte confiável à ação. Ao contrário se a razão discerne o que é objetivamente verdadeiro e justo, se estabiliza pelo fato de que a Verdade e a Justiça objetivas estão acima de qualquer indivíduo ou de seus sentimentos. Portanto, a razão pode escutar os sentimentos, mas deve governá-los. É por isso que os homens têm como homens, uma autoridade natural possuída só excepcionalmente pelas mulheres, as quais têm outras qualidades. Essa é a razão pela qual o homem é naturalmente a cabeça da família e do Lar, enquanto que a mulher é naturalmente seu coração. Mas o Liberalismo que governa o mundo moderno dissolve todo o sentido de verdade ou justiça objetivas. Ao fazer-lo, priva a razão de seu objeto e sua âncora objetiva numa realidade superior e independente do sujeito que raciocina. Do mesmo modo o liberalismo corta toda autoridade dos homens que rebaixa desde o que está acima deles, em última instância a Verdade e a Justiça divinas, e faz que o uso da Autoridade torne-se facilmente arbitrário.

Portanto, rapazes, em todas as suas relações com homens ou mulheres, procurem ser autênticos e justos, e procurem a Deus para obter a ajuda necessária para discernir onde estão a verdade e a justiça entre tanta mentira e injustiça; e tanto uso arbitrário da autoridade em nosso entorno hoje em dia. Então ajam de acordo a seu discernimento e serão capazes de reconstruir sua autoridade varonil a partir de cima, num mundo que trata de cortá-la desde abaixo. Em resumo: “Buscai primeiro o Reino de Deus e sua Justiça, e todo o restante lhe será dado por acréscimo” (Mateus VI, 33)

Kyrie eleison
Tradução: Ir. Pedro Obl. O.S.B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário