sábado, 10 de janeiro de 2015

Série Folhetos Católicos nº 14 - IGREJA E RELIGIÃO DE DEUS E IGREJAS E RELIGIÕES DOS HOMENS




1 – Pressuposto histórico e bíblico: Deus Pai enviou-nos o seu Filho Unigênito para salvar-nos. Ao fazer-se  Homem, por um nascimento virginal de Maria Santíssima,  Ele recebeu o nome de Jesus. Antes de começar Jesus a sua vida apostólica, Deus Pai autenticou a sua divina missão: “Eis o meu Filho muito  amado, em quem ponho toda a minha complacência”. (Mt 3,17)

2 – Entre os anos 30 a 33  (±)  da era Cristã, Jesus reúne os Doze, que serão os seus Apóstolos, os setenta e dois discípulos e os demais seguidores. Ele os instrui na doutrina do Reino de Deus. Ele quer que os súditos desse Reino sejam agregados a uma instituição visível neste mundo, que Ele chama “a sua Igreja”. Igreja que Ele promete fundar na pessoa de Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja”. Note-se o singular: “a minha Igreja”. Assim Ele indicou que a sua Igreja é uma  só. (Cf.  “Folh. Cat.” nº 1)



3 – Esta Igreja tornou-se realidade na Paixão de Cristo. Ela nasceu santificada do seu lado aberto, qual nova Eva, do lado do novo Adão. De fato, a Bíblia chama a Cristo de “segundo Adão”, e de “Cordeiro de Deus”; e à sua Igreja chama de“Esposa do Cordeiro”. (1 Cor. 15,22,45; Apoc. 21,2,9)

Nota 1: Após a sua Ressurreição, Jesus confirmou  Pedro na chefia suprema da sua Igreja, com estas palavras:  “Apascenta as minhas ovelhas”(…), “Apascenta os meus cordeiros”. (Jo. 21,16-17) “Apascenta”  –  quer  dizer sobretudo:  “confirma na fé os irmãos”(Lc. 22,31-32) como meu vigário,  e com o carisma da assistência especial que prometi, a ti, e a todos os teus sucessores. Sim, porque, devendo a Igreja de Cristo ser  perpétua nesse mundo (Mt 16,18; 28,20), Pedro devia ter sempre sucessores no seu cargo. E os Papas são os seus sucessores.

4 - Que essa única Religião/Igreja de Deus seja a Católica, Apostólica, Romana, é fato histórico e bíblico comprovado:

1º) – Porque Jesus garantiu a sua perpetuidade  como  Igreja visível neste mundo“até o fim dos séculos”. (Mt. 16,18; 28,20)

2º) - Porque é a única que historicamente vem desde os Apóstolos, que “a estabeleceram por toda a parte”. Ela enche todo esse longo espaço de tempocom a sua presença vivificadora e transformadora, convertendo, evangelizando e civilizando os povos pagãos e bárbaros nos séculos IV-VI. Ao passo que as religiões e igrejas ditas crentes tiveram  suas origens desligadas e distantes da era Apostólica entre quinze a vinte séculos, pois só começaram no século XVI, tendo por fundador o monge apóstata, Martinho Lutero.

3º)  - Porque só nela se verificam as características da única e verdadeira Igreja de Cristo, que são:
- Uma Igreja estruturada com uma Hierarquia na qual há  superiores e súditos. Realmente, Jesus disse aos Apóstolos:  “Como meu Pai me enviou, eu vos envio”.(Jo. 20,21) E ainda,  transmitindo-lhes seu poder régio ou de governo“Quem vos ouve, a mim ouve, quem vos despreza, a mim despreza” (Lc  10,16); e mais:“quem não ouve a Igreja, seja tido por gentio e publicano”. (Mt. 18,17)
– Uma Igreja na qual há uma sucessão ininterrupta que transmite, como de mão em mão, a missão e poderes apostólicos, desde os Apóstolos e para sempre. Nessa sucessão se transmitem a missão e os poderes sacerdotais e de governo de Cristo. De fato, a Missão Apostólica (missão=envio) é necessária para a continuidade da Igreja, pois lemos na Bíblia:  “como pregarão se não forem enviados?”. (Rom. 10,15) Sem missão apostólica não há enviados autênticos. Portanto, os pastores das seitas são falsos pastores.

Nota 2: De fato, sendo Jesus realmente o “Sumo e Eterno Sacerdote…” (Hbr. 5,6; 5,10; 8,6), pôde transmitir esses poderes a seus Apóstolos, como o fez  ao dizer-lhes: “A quem perdoardes os pecados serão perdoados, e a quem os retiverdes, serão retidos” (Jo. 20,23); e ao instituir a Sagrada Eucaristia: “Fazei isto em memória de mim” – “Isto”: o que Ele acabava de fazer: mudar o pão em seu Corpo verdadeiro, e o vinho em seu Sangue verdadeiro. Ao realizarem os Apóstolos essa ordem / poder, davam cumprimento à profecia de Malaquias: “Do nascente ao poente (…), em todo o lugar, será oferecido ao meu Nome (…) uma oblação (hóstia) pura”. (Mal. 1,11)  É a instituição do Sacrifício perene da Nova Lei, a ser  realizado através do sacrifício perene da Lei evangélica (a Santa Missa), pela renovação da oblação sacrifical de Cristo; renovação que se faz sobre os Altares da Nova Aliança pelo ministério dos Sacerdotes.

– Uma Igreja, portanto, na qual  há Bispos, legítimos sucessores dos Apóstolos, que recebem a plenitude do sacerdócio de Cristo, há sacerdotes participantes da “Ordem episcopal” e cooperadores do Bispos. Tudo de acordo com a afirmação da Bíblia: “o Espírito Santo estabeleceu os Bispos para reger a Igreja de Deus. (Atos 20,28) Supõe-se a função do Papa como sucessor de Pedro, Bispo de Roma e Vigário de Cristo. (Jo. 21,15-16)

Nota 3: No começo, os Apóstolos evitavam dar-se o título de sacerdotes para não confundir o seu sacerdócio superior (verdadeira participação do de Cristo)  com o sacerdócio figurativo dos hebreus. Mas, passada essa fase, já S. João fala do Sacerdócio instituído por Cristo“… lavou-nos (Jesus) de nossos pecados em seu Sangue e fez-nos um reino e sacerdotes para Deus, seu Pai”. (Apoc. 1,6) E S. Paulo usa expressões semelhantes. (2 Cor. 3,6; 5,18; 1 Cor. 4,1; 2 Tim. 1,6)
Note-se ainda  que, na Igreja Primitiva – época dos Apóstolos – a palavra “presbítero” era usada para significar tanto os sacerdotes da Nova Aliança como os anciões leigos cristãos. Foi pelo fim do 1º século que a palavra foi sendo reservada para significar só os sacerdotes. A prova disso é que Timóteo era jovem (Tim. 4,12), e antes de ser feito Bispo, era contado entre os presbíteros. Portanto, havia, e há, também os presbíteros-sacerdotes, que eram e são constituídos tais por um rito especial, a Ordenação sacerdotal, a qual inclui a imposição das mãos do bispo. (Atos 1, 20 a 26; 13, 2-3; 2 Tim. 1, 6; 1 Tim. 5, 22; Tito 1, 5)

– Tudo o que acima ficou exposto da Bíblia, prova que a Igreja ou Religião Católica é a única cristã e apostólica de  verdade, isto é, a única que vem de Cristo e seus Apóstolos.
As religiões e igrejas dos homens:

5 - Embora na antiguidade cristã tenha havido algumas poucas seitas heréticas (Arianos, Nestorianos, etc.), foi, sobretudo, a partir do século XVI que começou  uma  verdadeira  mania de fundarem-se religiões ou igrejolas como se fundam clubes. Há hoje mais de mil. Tudo fruto do livre exame da Bíblia, inventado por Lutero. (Sobre o “livre exame”, ver “Folhetos Católicos”, nº 16).

– Eis a relação de algumas dessas seitas, a título de exemplo, com os nomes de seus fundadores, lugares e datas de fundação:

1521 – Alemanha: Foi nesta data e país que o pai da mentira inspirou ao ex-monge Martinho Lutero, homicida e suicida (cf “F. Cat”, nº 9), a idéia de rejeitar a Igreja de Jesus Cristo e de inventar outra para si, e que se chamou Igreja Luterana.

1534 – InglaterraO rei Henrique VIII, cheio de orgulho e ávido de liberdade sexual, imita Lutero, e obriga os seus súditos a se tornarem protestantes. Surgiu aIgreja Anglicana.

1560  –  Escócia: João Knox, um  ex-padre, também imita Lutero, e dá origem àIgreja Presbiteriana.

1580  –  Inglaterra : Roberto Browne, ex-pastor anglicano, deixa esta religião e funda outra com o nome de Congregacional.

1611  –  Inglaterra: John Smyth, também ex-pastor anglicano, funda a Igreja Batista.

1738  –  Inglaterra: John Wesley, outro ex-pastor anglicano, funda mais uma Igreja protestante, a Metodista.

1830  –  Estados Unidos : Willian Miller, fazendeiro, funda a Igreja Adventista do 7º dia, de tendência judaizante.

1870 –  Estados Unidos: Charles Russel, outro ex-pastor, funda a Igreja das Testemunhas de Jeová, também judaizante.

1914  –  Estados Unidos:  Um grupo de  ex-pastores de várias religiões, funda aIgreja Pentecostal ou Assembléia de Deus, hoje  carismática.

1965  –  Brasil: Edir Macedo, ex-funcionário do IBGE, se auto-denomina “Bispo Macedo” e  funda a Igreja Universal do Reino de Deus, carismática. Mas, o seu grande “carisma” é saber arrancar dinheiro do bolso do povo com promessas de curas milagreiras para todas as doenças, solução para todos os males, e enriquecimento para todo pobre que lhe der tudo! Quando esses incautos perceberão que oram enganados?

Baste-nos esta pequena lista, por falta de espaço. Porque, seguindo a trilha de Lutero, há sempre “evangélicos” a inventar novas seitas, que chamam “evangélicas”. No entanto, são sempre falsas religiões de homens.Caracterizam-se, principalmente, pela ausência de Sucessão Apostólica, e de Hierarquia: verdadeiros sacerdotes e bispos. Para as seitas que chamam seus ministros de “sacerdotes” e “bispos”, como os anglicanos; ou de “bispos”, como a seita de Edir Macedo, esses títulos são palavras vazias, desprovidas de qualquer realidade.

Um comentário:

  1. Gostei muito do post, porque tem fundamentação bíblica e histórica. Com certeza a verdadeira igreja de Cristo é a católica apostólica romana

    ResponderExcluir