sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Primeiro Mandamento – Adorar a um só Deus e amá-lo sobre todas as coisas – 1ª parte.




(Trecho do Catecismo Ilustrado, Edição da Juventude Católica de Lisboa de 1910)


Desempenharemos nós o que neste preceito nos é mandado, praticando para com Deus quatro virtudes, a saber : a fé, a esperança, a caridade e a religião. Para as três virtudes teologais, fé, esperança, caridade.
A religião, considerada como virtude, é uma virtude que nos ensina a dar a Deus o culto que lhe é devido.
O culto que devemos a Deus chama-se culto de latria e é propriamente adoração.
Ha duas espécies de culto, culto interno, e culto externo. O culto interno consiste em elevar a Deus nosso pensamento, louvá-lo e adorá-lo mentalmente, oferecendo-lhe no intimo do coração nossos afetos sem manifestar exteriormente nossos sentimentos. O culto externo consiste em dirigir a Deus orações, em cantar os divinos louvores, em nos pro­trarmos em sua presença, e principalmente em assistirmos ao Santo Sacrifício da Missa e cerimônia publicas, com que a Igreja Católica celebra os seus mistérios e solenidades.
Adorar a Deus é reconhecê-lo como nosso Criador, e soberano Senhor de todas as coisas. Devemos pois humilhar-nos profundamente diante da sua Majestade.
Devemos a Deus um culto exterior: 1° porque o nosso corpo pertence-lhe tanto como a nossa alma : 2º porque o culto exterior nos leva ao culto interior.


O culto publico consiste principalmente em adorar a Deus nas Igrejas e cerimônia publicas. Devemos prestar a Deus culto publico porque temos obrigação de edificar o nosso próximo mostrando- lhe que somos verdadeiros Católicos.
A sociedade civil deve também adorar a Deus, porque Ele é senhor das sociedades como dos indiví­duos.
Adoramos a Jesus Cristo, porque Ele é Deus com o Pai e o Espírito Santo.

Do culto dos Santos.

Não é idolatria tributar culto aos santos; antes esse culto é legitimo e devido, porque não é de latria ou adoração, mas de veneração e respeito. Nós (católicos) não adoramos a Nossa Senhora nem os santos como adoramos a Deus. Veneramo-los e honramo-los (aos santos) como criaturas muito próximas a Deus e muito favorecidas das suas graças.
O culto que damos a Nossa Senhora não é o mesmo que o que damos aos santos, porque Nossa Senhora está em uma hierarquia diferente, acima de qualquer outra criatura no céu ou na terra, sendo ela escolhida para Mãe de Jesus Cristo. O seu culto chama-se hiperdulia.
Veneramos os Santos pelas suas virtudes, pelo valimento que tem com Deus, e por serem seus amigos e servos, e assim toda a honra que se lhes tributa redunda em honra de Deus.
O culto dos Santos consiste em lhes pedir, em lhes agradecer, e ainda em os tomar por modelos para os imitar. Esse culto chama-se Dulia, o qual é infinitamente inferior ao de latria, que pertence a Deus.

Pedimos aos santos para alcançar por sua intercessão as graças de que necessitamos. O santos são os nossos advogados para com Jesus Cristo, como Jesus Cristo é o nosso advogado para com seu Pai. Ha muita diferença no modo de pedir a Deus ou de pedir aos santos : a Deus pedimos que nos dê, nos conceda; e aos santos pedimos que nos alcancem de Deus pelos merecimentos de Jesus Cristo, que roguem por nós.
A veneração das relíquias e imagens não está proibida; antes Deus a autoriza e aprova pelos grandes milagres que a cada momento obra por meio das relíquias e imagens dos santos.

Explicação da gravura.

Nesta gravura vêem-se pessoas de todas as cidades e condições adorando a Deus, que lhes abre os braços e as contempla com ternura, mostrando assim o agrado com que acolhe as nossas home­nagens.         
Na parte superior, á esquerda, vê-se a Virgem rodeada de Anjos, e á direita, São José com vários santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário