quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Segundo Mandamento – Não Jurar o Santo nome de Deus em vão (Ultima parte)




Dissemos já que quem jurou fazer uma coisa má e cumpre o juramente comete dois pecados: um por ter jurado fazer uma coisa má, outro por cumprir o juramento.
Foi o pecado que cometeu Herodes mandando degolar a São João Batista. São Marcos narra assim o ato: Herodes mandou prender e meterem ferros no cárcere a João, par causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual Herodes se tinha cri­minosamente casado, porque dizia João a Herodes : Não te é licito ter a mulher de teu irmão. E Herodias lhe andava espreitando alguma ocasião, e o queria fazer morrer, e não podia, porque Herodes temia a João, sabendo que ele era varão justo e santo, e o tinha em custodia, e pelo seu conselho fazia muitas coisas, e o ouvia de boa vontade. Por fim chegou um dia favorável em que Herodess celebrava o dia de seu nascimento, dando um banquete aos grandes dá sua corte, e aos tribunos, e aos príncipes da Galiléa. E havendo entrado no festim a filha da mesma Herodíades, e dançado, e dado a Herodes e aos que com ele Citavam á mesa, disse o rei á moça ; Pede me o que quiseres e eu te darei; e lhe jurou: tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino. Tendo ela saído, disse a sua mãe : que hei de eu pedir? E ela lhe respondeu : A cabeça de João Batista. E tornando logo a entrar com grande pressa aonde estava o rei, pediu, dizendo: Quero que sem mais demora me dê num prato a cabeça de João Batista. E o rei se entristeceu, mas por, causa do juramento e pelos que como ele estavam ali á mesa; não quis desgostá-la. Mas enviando um dos da sua guarda, lhe mandou trazer a cabeça de João num prato. E ele indo o degolou no cárcere, e trouxe a sua cabeça em um prato, e a deu á moça, e a moça a deu a sua mãe. O que ouvindo os discípulos de João, vieram, e levaram o seu corpo e o puseram no sepul­cro. (Marc. , VI, 14-22.)


A blasfêmia é uma palavra injuriosa a Deus ou aos santos.
Ha duas espécies de blasfêmia : blasfêmia herética c blasfêmia simples.
A blasfêmia é herética quando na injuria que se fez a Deus se encerram falsidades contrarias ou repugnantes á fé. Isto acontece quando se atribuem a Deus qualidades que lhe não convêm, como a crueldade, a injustiça, etc ; ou quando se lhe negam as que lhe convém, como a bondade, a miseri­córdia, etc
A blasfêmia simples é aquela que não contém nenhuma falsidade repugnante á fé, mas é simplesmente injuria ou desprezo.
A blasfêmia é um pecado enormíssimo; é própria dos condenados, e os blasfemadores devem temer toda a sorte de castigos nesta vida e ainda o de morrerem impenitentes.
Quando ouvirmos uma blasfêmia devemos nós dar honra a Deus em reparação da blasfêmia e louvá-lo dizendo, por exemplo : Louvado seja Jesus- Cristo.
Rogar pragas aos animais é também pecado, porque são criaturas de Deus.
As pragas que os pais rogam a seus filhos são maior pecado, porque dão mau exemplo aos filhos e atraem grandes desgraças sobre a sua Família.
Para emendar-se de rogar pragas podem empregar-se os quatro meios seguintes: 1° considerar os males que causam á sua alma : 2º pedir muito a Deus que dê a graça para a emenda; 3º impor-se a si mesmo alguma penitencia para cada vez que rogar pragas: 4o pedir a alguém que o advirta quando rogar pragas.

Explicação da gravura

Na parte superior vê-se Herodes sentado á mesa e prometendo com juramento dar á filha de Herodias o que ela pedir.
Na parte inferior esquerda, vê-se um homem, que tinha blasfemado apedrejado pelo povo como o mandava a lei antiga.

Na parte esquerda vê-se o castigo dum homem que tendo rogado pragas aos seus animais, vê um deles levado pelo diabo.

Um comentário:

  1. Peçamos a Deus que nos dê bons e santos pensamentos. Que nos ajude a adorá-lo com sinceridade.

    ResponderExcluir