quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Os Mandamentos - Dos Mandamentos de Deus em geral (Trecho do Catecismo Ilustrado, Edição da Juventude Católica de Lisboa de 1910)





Para nos salvarmos, não basta crer em tudo o que Deus revelou e que a Santa Igreja ensina, é preciso também praticar os mandamentos de Deus e os da Igreja.
Os mandamentos de Deus são dez, e por isso a lei de Deus chama-se Decálogo, isto é, as dez palavras ou mandamentos.
Foi o próprio Deus que deu os mandamentos aos homens pelo ministério de Moisés, no monte Sinai, cinqüenta dias depois dos Israelitas terem saído do Egito, é o que se chama a lei antiga. Depois, Jesus Cristo confirmou-os na nova lei.

Os dez mandamentos da lei de Deus são:

1 - Adorar a um só Deus e amá-lo sobre todas as coisas.
2 - Não jurar o seu santo nome em vão.
3 - Guardar domingos e festas.
4 - Honrar pai e mãe.
5 - Não matar.
6 - Guardar castidade.
7 - Não furtar.
8 - Não levantar falso testemunho.
9 - Não desejar a mulher do próximo.
10 - Não cobiçar as coisas alheias.

Os mandamentos foram dados por Deus a Moisés em duas tabuas de pedra. Os mandamentos escritos na primeira tabua são três, que pertencem á honra de Deus. Os da segunda são sete que pertence ao proveito do próximo.
Com efeito os três primeiros nos ordenam: 1º de adorar a Deus: 2° de respeitar o seu nome; 3° de guardar os dias que lhe estão consagrados.
Os sete últimos referem-se ao próximo. O quarto manda-nos honrar pai e mãe, e os outros proibi-nos prejudicar o próximo, na sua pessoa, seus bens, na sua honra.
Os dez mandamentos se encerram em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Todos os homens que chegam ao uso da razão estão obrigados a observar a lei de Deus.
O premio que prometeu Deus aos que fielmente observarem estes mandamentos é a vida eterna.
Lemos em São Lucas (cap. x) a seguinte parábola : E eis que se levantou um doutor da lei que lhe disse para o tentar: Mestre, que hei de eu fazer para entrar na posse da vida eterna ? Disse-lhe então Jesus: Que é o que está escrito na lei? Como lê tu? Ele respondendo disse : Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E Jesus lhe disse: Respondeste bem, faze isso e viverás. Mas ele querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E Jesus prosseguindo no mesmo discurso, disse: Um homem baixava de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos dos ladrões que o despojaram do que levava, e depois, de o terem maltratado com muitas feridas, se retiraram deixando-o meio morto. Aconteceu que passava pelo mesmo caminho um sacerdote, e quando o viu, passou de largo. E assim mesmo um levita, chegando perto daquele lugar, e vendo-o, passou também de largo. Mas um Samaritano que ia seu ca­minho, chegou perto dele, e quando o viu, se moveu de compaixão, e chegando-se-lhe, atou as feridas, lançando nelas azeite e vinho, e pondo-o sobre a sua cavalgadura, o levou a uma estalagem e teve cuidado dele. E ao outro dia, tirou dois denários, e deu-os ao estaleiro e lhe disse: Tem-me cuidado dele, e quanto gastares de mais, eu te satisfarei, quando voltar. Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu logo o doutor: Aquele que usou com o tal de miseri­córdia. Então lhe disse Jesus: Pois vai, e faze tu o mesmo.

Explicação da gravura.


A gravura representa Deus entregando a Moisés as tabuas da lei no meio de relâmpagos e trovões.

Um comentário: