sábado, 14 de setembro de 2013

14 de Setembro - Exaltação da Santa Cruz.




Este dia é dedicado a celebrar a madeira que era o instrumento do triunfo de Cristo sobre o diabo. No último dia, Cristo virá para julgar o mundo, precedido pelo "sinal", isto é, da Cruz e vão ver o quando Ele ama.

"Que grande coisa para possuir a Cruz! Quem possui possui um tesouro" (Santo André de Creta) 

. "Esse é o nosso único orgulho a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, em quem temos a salvação, vida e ressurreição através dele estamos salvos e libertos (Gal 6, 14). 

    O sinal da Cruz, c 'é para proclamar a nossa fé em nosso Senhor Jesus Cristo, e assim, para escapar da ciladas do demônio.


   No Ocidente, a festa do dia que comemora a descoberta por Santa Helena da Cruz e da dedicação das basílicas de Constantino, em Jerusalém. Ele também comemora o retorno da Cruz em Jerusalém, sob Heráclio após sua vitória sobre os persas no Oriente, este festival é um dos doze principais solenidades litúrgicas anuais que tem uma vigília da noite, um rigoroso jejum, e se estende até em 21 de setembro. 

Santa Salústia e São Cereal, Mártires



Exaltatio Sanctae Crucis. Segundo a tradição, a Vera Cruz foi descoberta em 326 por Helena de Constantinopla, mãe do Imperador Constantino I, durante peregrinação à cidade de Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local da descoberta, por ordem de Helena e Constantino. A igreja foi dedicada nove anos após, em 335, com uma parte da cruz em exposição. Em 13 de Setembro ocorreu a dedicação da igreja e a cruz foi posta em exposição no dia 14, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la. Em 614 os persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperada pelo Imperador Bizantino Heráclio em 628. Após um ano em Constantinopla, a cruz retornou ao Santo Sepulcro “E como Moisés levantou no deserto a serpente, assim também importa que seja levantado o filho do homem, a fim de que todo o que nele crê, nele tenha a vida eterna”. (Jo 3,14-15) O próprio Senhor Jesus denominou a sua crucificação como uma exaltação: “Cumpre que o filho de Deus seja exaltado.” De fato foi pela cruz que Jesus foi exaltado sobre os céus e a terra. Devemos também, nós entendermos que seremos exaltados se, com Nosso Senhor Jesus Cristo, levarmos nossa cruz com paciência, resignação e humildade.                                                                                                                                 
No dia do nosso batismo fomos marcados com a cruz do Senhor. No dia da Crisma também fomos marcados com a cruz do Senhor em nossa testa. 


A cruz é o distintivo dos filhos de Deus e o catecismo ensina qual o sinal do Cristão e dizemos é a cruz.       

Mártir (século III). Ele celebra a festa de Santa Salústia de Itália Romacasada com São Cereal, tornaram cristãos, instruído na fé pelo Papa São Cornélio. Eles morreram foram decapitados por sua fé em Cristo em 251 no mesmo dia que o Papa Cornélio. São Santos Mártires do Império Romano Roma na perseguição de Décio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário