sábado, 28 de setembro de 2013

28 de Setembro - São Venceslau, Duque e Mártir




Em 921, quando Venceslau tinha 13 anos quando herdou o Ducado da Boêmia, seu pai morreu e ele foi criado por sua avó, Santa Ludmila,  cristã. Na Corte, duas influências opostas se defrontavam: de um lado, piedosa Ludmila, mãe de Vratislau, que era católica fervorosa e educou no catolicismo o neto Venceslau; de outro lado, a duquesa Draomira, viúva de Vratislau, regente na menoridade de Venceslau. Sendo pagã fanática e não conseguindo ter influência sobre o jovem duque, manifestava clara preferência pelo filho mais jovem, Boleslau, que também era pagão. 

Draomira mandou estrangular a sogra e passou a perseguir os católicos, mas não ousou tocar em São Venceslau. Este, impotente, tomou uma atitude prudentemente discreta até que, ao atingir os 18 anos, deu um golpe de força e destituiu a mãe, tomando posse do seu ducado e modificando radicalmente a situação.

Favoreceu o catolicismo, chamou de volta os missionários, mandou edificar Igrejas, submeteu-se como vassalo do Sacro Império. Muito piedoso, fazia questão de preparar pessoalmente, com trigo de suas plantações e uvas de suas videiras, as hóstias e o vinho destinados ao Sacrifício da Missa. Fez um breve mas memorável governo e morreu aos 23 anos, assassinado por Boleslau, que, em conluio com a mãe, o atraíra para uma cilada no momento que se fazia a caminho para a Igreja.

São Venceslau, rogai por nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário