sábado, 3 de maio de 2014

Salve Rainha - Ponto 1




Nota do blog: Nesse mês dedicado à Santíssima Virgem, estaremos publicando fragmentos do livro Glórias de Maria, escrito por Santo Afonso de Maria Ligório, Doutor da Igreja.
Estes fragmentos serão referentes a oração SALVE RAINHA, explicando alguns trechos desta oração.
Estas explicações são preciosíssimas. Se conhecíamos tão pouco sobre Maria Santíssima, ao lermos este livro e estes fragmentos, veremos que nada conhecíamos.

SALVE, RAINHA, MAE DE MISERICÓRDIA

Nossa confiança em Maria deve ser ilimitada porque ela é Rainha de Misericórdia

1. Maria é Rainha

Tendo sido a Santíssima Virgem elevada à dignidade de Mãe de Deus, com justa razão a Santa Igreja a honra, e quer que de todos seja honrada com o título glorioso de Rainha. Se o Filho é Rei, diz Pseudo-Atanásio, justamente a Mãe deve considerar-se e chamar-se Rainha. Desde o momento em que Maria aceitou ser Mãe do Verbo Eterno, diz S. Bernardino de Sena, mereceu tornar-se Rainha do mundo e de todas as criaturas. Se a carne de Maria, concluiu Arnoldo, abade, não foi diversa da de Jesus, como, pois, da monarquia do Filho pode ser separada a Mãe? Por isso deve julgar-se que a glória do reino não só é comum entre a Mãe, mas também que é a mesma para ambos.

Se Jesus é Rei do universo, do universo também é Maria Rainha, escreve Roberto, abade. De modo que, na frase de S. Bernardino de Sena, quantas são as criaturas que servem a Deus, tantas também devem servir a Maria. Por conseguinte estão sujeitos ao domínio de Maria os anjos, os homens e todas as coisas do céu e da terra, porque tudo está sujeito ao império de Deus. Eis porque Guerrico abade lhe dirige estas palavras: Continuai, pois, a dominar com toda a confiança: disponde a vosso arbítrio dos bens de vosso Filho: pois, sendo Mãe, e Esposa do Rei dos reis, pentence-Vos como Rainha o reino e o domínio sobre todas as criaturas.


Ligório, S. Afonso; Glórias de Maria; versão 11ª  edição italiana; Editora Santuário.


Um comentário:

  1. Com certeza Maria Santísima é rainha do Céu e da Terra assim como deve ser rainha dos nossos corações. Peçamos a ela que peça a Jesus por todos nós.

    ResponderExcluir