segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

6 de Janeiro - Epifania de Nosso Senhor Jesus Cristo




A Epifania do Senhor (do grego: Ἐπιφάνεια, : "a aparição; um fenômeno miraculoso") é uma festa religiosa cristã que celebrava-se no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal.
     A Epifania representa a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo. 
    Jesus se manifesta e revela aos reis magos, vindo do Oriente para vê-Lo e adorá-Lo, oferecendo-Lhe ouro, incenso e mirra. Jesus quer ser conhecido e amado por todos os habitantes da terra. 

     Ainda não se fechou o ciclo no Natal significa nascimento, do latim: Natalis, no sentido de "ser posto no mundo". Nascia Jesus, Filho de Deus que repousou tranquilo em uma manjedoura, enquanto os governantes da Judeia procuravam matá-lo. Os antigos profetas, falavam que um Rei nasceria naquele época. Ele salvaria o povo do pecado.  Alcança novo ponto culminante na liturgia do dia 06 de janeiro. 

    A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar devemos aos magos a tradição de dar presentes no Natal. No ritual da antiguidade depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: o ouro era o presente para um rei, o líbano (incenso) para um religioso representando a espiritualidade e a mirra para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).  Melquior ofereceu ouro; Baltasar, incenso e Gaspar, mirra. Estes presentes confirmam o caráter de Jesus (rei, sacerdote e profeta) como símbolo do reconhecimento que aquela criança pobre que acabara de nascer haveria de se tornar o salvador do mundo.



Relíquia e ouro contendo ossos e roupas pertenceram aos três reis magos. A fé na autenticidade dessa relíquia é o que motivou a construção da Catedral de Colômbo.













O ouro (do latim aurum, "brilhante") é usado como símbolo de pureza, valor, realeza.Um símbolo que representava a perfeição divina e dignidade real, portanto no evangelho nos fala da divina Pessoa de Jesus, o Rei dos judeus.

Cristais de ouro feitos por reação química de transporte em gás cloro, de pureza.



Arvore de incenso na Africa. 
Incenso (do latim: Incendere, "queimar"). A idéia é que suba a Deus um aroma agradável de louvor. O uso do incenso é um símbolo de oração. Apocalipse,cap. 8 verso 3 e 4, está escrito E veio outro anjo, e por-se junto ao altar. Tendo o incesário de ouro E foi lhe dado muito incenso Para pôr com as orações de todos os santos Sobre o altar de ouro,que está diante do trono E o sumo do incenso subiu, com as orações dos santos. Desde a mão do anjo, até diante de Deus.

MIRRA OFFICINALIS var. molmol A mirra.
Morte preciosa de Cristo e sua ressurreição, usada principalmente em sepultamento (Fez parte das especiarias que puseram no corpo de Jesus no sepulcro – João 19.39).
Jesus na Cruz rejeitou vinho com MIRRA, oferecido para aliviar as dores – Marcos 15.23. A raiz hebraica da palavra MIRRA significa Fluir. Erva amarga e nos fala dos sofrimentos e amarguras que Jesus iria sofrer. Em Isaías 60:6 a profecia da morte de Cruz.
Mirra é uma árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode atingir 5 metros de altura, com flores vermelho-amarelo, e frutos pontiagudos. É nativa do nordeste da África (Somália e partes orientais da Etiópia) encontra-se também no Médio Oriente, Índia e Tailândia. Cresce em matas e prefere solos bem drenados e muita exposição ao sol.
Propaga-se por sementes, na Primavera, ou por estacas ao fim do estágio de crescimento. É também o nome dado à resina colhida de fissuras abertas na casca da árvore de nome botânico Commiphora molmol, que depois de seca se transforma em grânulos de coloração amarela-avermelhada. A palavra mirra origina-se do hebraico maror ou murr, que significa "amargo".



Nenhum comentário:

Postar um comentário