quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Meditações para o tempo da Epifania (IV)



SOBRE A ESTADA DE JESUS NO EGITO.


Jesus quis passar sua primeira infância no Egito, a fim de levar uma vida mais dura e desprezada. Segundo S. Anselmo e outros autores, a Sagrada Família foi morar em Heliópolis. Contemplemos, com S. Boaventura, a vida que Jesus levou nesse lugar de exílio, durante os sete anos que lá passou, como foi revelado a S. Maria Madalena de Pazzi.

A sua habitação era extremamente pobre, pois S. José só podia pagar aluguel módico; eu leito é pobre, sua alimentação é pobre, numa palavra, toda a sua vida é pobre, pois que mal têm, pelos trabalhos de suas mãos, com que sustentar-se cada dia, e vivem num país onde são desconhecidos e desprezados, e não têm parentes nem amigos. Sim, vivem em grande pobreza; mas, como são regradas todas as suas ocupações! O divino Infante não fala com os lábios; mas fala continuamente de coração e seu Pai celeste, e oferece-lhe todos os seus sofrimentos e todos os momentos de sua vida pela nossa salvação. Maria também não fala; mas, à vista do adorável Menino, contempla a grandeza do amor de Deus e a graça que lhe fez escolhendo-a por mãe. José trabalha também em silêncio, e, abrasado de amor por seu Deus feito Menino, agradece-lhe por havê-lo escolhido por companheiro e guarda de sua vida.

É lá que Maria desaleita a Jesus: antes alimentava-o ao seio; agora nutre-o com sua mão: conservando-o sobre os joelhos, toma duma xícara um pouco de pão embebido em água e leva-o à boca sagrada de seu Filho. É lá que Maria lhe faz a primeira roupa; chegado o tempo, reveste-o dela em substituição às faixas que lhe tira. É ainda lá que Jesus começa a andar e falar. Adoremos os primeiros passos que o Verbo encarnado dá neste exílio, e as primeiras palavras de vida eterna que profere. É lá também que Jesus começa a praticar o ofício de operário, dedicando-se aos pequenos serviços que uma criança pode prestar.

Ó desaleitamento dum Deus! ó primeira túnica, primeiros passos, primeiras palavras, pequenos trabalhos de Jesus Menino! feris e inflamais os corações dos que amam a Jesus e que vos consideram. Um Deus que vacila e cai ao caminhar! um Deus que balbucia! um Deus tornado fraco ao ponto de se entregar apenas aos pequenos serviços da casa, fraco ao ponto de não poder levantar uma peça de madeira cujo peso ultrapassa as forças duma criança! — Ó santa fé, aclara-nos, e faz-nos amar esse bom Senhor descido por nosso amor e tão profundo abaixamento!

À chegada de Jesus no Egito, todos os ídolos desse país foram derrubados; peçamos a Deus a graça de amar a Jesus de todo o coração, pois que todos os ídolos dos afetos terrenos desaparecem da alma em que entra o amor de Jesus.


Afetos e Súplicas.

Ó santo Infante, que viveis pobre, desconhecido, desprezado nessa região bárbara, reconheço-vos por meu Deus e meu Salvador, e rendo-vos graças por todas as humilhações e sofrimentos que suportais no Egito por meu amor. Vossa vida ensina-me a viver neste mundo como viajor; a considerar como pátria, não esta terra, mas o céu, que me adquiristes com a vossa morte. Ah! meu Jesus, fui ingrato para convosco porque pouco tenho refletido no que fizestes e sofrestes em meu favor. Quando penso que vós, Filho de Deus, levastes uma vida tão penosa, pobre e humilde, como me é ainda possível correr atrás dos prazeres e bens deste mundo? Ó meu caro Redentor, recebei-me em vossa companhia; permiti que viva em constante união convosco no céu para vos amar e gozar eternamente a vossa presença. Iluminai-me e aumentai a minha fé. Bens, prazeres, dignidades, honras deste mundo, que é tudo isso? Vaidade e loucura! A única riqueza, o único tesouro verdadeiro é possuir-vos, Bem infinito. Feliz de quem vos ama! Amo-vos, meu Jesus, e não quero senão a vós. Vós me quereis e eu vos quero. Se possuísse mil reinos, renunciá-los-ia para agradar-vos porque vós sois o meu Deus e o meu tudo. Deus meus et omnia. Se no passado aspirei às vaidades e aos gozos desta vida, hoje me arrependo e os detesto. Doravante, meu dileto Salvador, sereis vós o meu único contentamento, o meu único amor, o meu único tesouro.

Santíssima Virgem Maria, rogai a Jesus por mim: que Ele me enriqueça de seu santo amor, e nada mais desejo.

(Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo – Santo Afonso Maria de Ligório)

Nenhum comentário:

Postar um comentário