quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Como posso fazer com que meu filho de quatro anos de idade participe do nosso Rosário diário?




Como posso fazer com que meu filho de quatro anos de idade
participe do nosso Rosário diário?

Pe. Peter Scott


A oração das crianças é uma coisa muito delicada. Não diferentemente dos discípulos, que repreenderam os que trouxeram crianças pequenas para ser abençoadas por Nosso Senhor, achamos difícil compreender que as crianças possam fazer o que nós achamos tão difícil de fazer, ou seja, rezar. No entanto, Nosso Senhor foi claro: “Deixai vir a Mim as crianças, e não as impeçais: pois delas é o Reino dos Céus” (Mt. 19,14).

As crianças podem orar de fato, mas apenas dentro dos limites das suas capacidades, ou seja, de sua compreensão, concentração e atenção. Além disso, a sua oração deve manter a simplicidade infantil para ser genuína: espontaneidade em pedir o que precisa, orar por mamãe e papai, pedir a Jesus desculpas por suas falhas, etc. O artigo de Mary Reed Newland “Ensinando as crianças a orar” em Raising Your Children [ Crian do Seus Filhos ] (disponível em Angelus Press) tem algumas sugestões práticas: “As crianças têm uma fé tão simples na eficácia da oração que é fácil para elas formar o hábito de orar em todos os tipos de ocasiões… ocasiões de crises menores durante o dia. Sua oração será feita em voz alta, de maneira natural, e com a simplicidade da fé que é como um grão de mostarda, elas esperam que a montanha seja movida. É muito fácil plantar o hábito, e seu mundo é muito mais seguro, porque desta fé de que Deus está pronto e disposto a ajudá-las em tudo, rezar a Ele é uma segunda natureza para elas”. (Págs. 137-138) Se o Rosário em família não se tornar uma tarefa sem fim para as crianças pequenas, esses princípios devem ser aplicados.


Em primeiro lugar: reconhecer que cada família e cada criança são diferentes. Há algumas famílias e algumas crianças, acostumadas a uma disciplina mais rigorosa, que vão se ajoelhar ou sentar-se calmamente durante a recitação do Rosário. Há outras que acham que é impossível ficar parado. A disciplina necessária para o Rosário deve ser proporcional à disciplina necessária para o resto de suas vidas. Se a vida da família como um todo é disciplinada, o Joãozinho vai saber como sentar e ficar quieto durante o tempo sagrado de oração. No entanto, a flexibilidade precisa ser mostrada nos detalhes exteriores, dependendo das circunstâncias individuais de cada criança (por exemplo, idade, temperamento e maturidade) e de cada família. Além disso, a menos que sejam interrupções maliciosas, não se deve punir distrações e falta de concentração, para que a oração não se torne onerosa e dolorosa. Em vez disso deve ser dada ênfase às recompensas positivas pelos bons esforços, como uma atividade divertida ou um prazer após a recitação do Rosário. O envolvimento ativo das crianças, de acordo com sua faixa etária, é crucial. Isso não significa apenas rezar o Pai Nosso e a Ave Maria, quando eles são capazes de fazê-lo.

Cada dezena poderia ser precedida por uma discussão muito breve do mistério, e pode ser pedido às crianças para que digam suas intenções para cada dezena específica. Uma virtude especial pode ser solicitada, bem como a tristeza por uma falha. Deste modo, a espontaneidade pode ser renovada, no início de cada dezena.

Outra ajuda chave para ter bom proveito com o Rosário diário é aproveitar a facilidade das crianças em orar sempre, como Nosso Senhor sugeriu. Sua confiança na Providência pode ser tão profunda, seu senso de certo e errado tão agudo, que isso pode trazer uma oração espontânea pedindo a ajuda ou perdão de Deus. Orações muito curtas, mas fervorosas podem pontuar o dia. Um pai pode fazer bem em aproveitar isso e estender os mistérios do Rosário durante o dia.

No entanto, acima de tudo, o mais importante é o exemplo dos próprios pais. Se os pais estão entediados e distraídos durante a recitação do Rosário, irritados e exigentes para com os filhos, e se eles recitam o Rosário de maneira mecânica e rotineira, sem unção ou fervor, o mesmo será encontrado em seus filhos. No entanto, se forem recolhidos e fervorosos, capazes de verbalizar o objeto de sua meditação e as graças a serem obtidas, e se os pais encontram nisso um momento agradável na presença de Deus, elevando-se acima das mil e uma Interrupções das crianças inquietas, então as suas crianças vão se esforçar para seguir o seu exemplo.


Edição nº 8 do jornalzinho ‘A Família Católica’ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário