domingo, 18 de agosto de 2013

18 de Agosto - Santa Helena, Imperadora.




Ela nasceu em Britynia e casou-se com um general romano Constancius I Chlorus, pelos anos de 270. Constancius foi feito Cezar em 293.Logo divorciou-se de Helena e casou-se com a filha do imperador Maximiliano. Constantino tonou se imperador em 312 logo após a vitória da Ponte de Milvian e Helena foi nomeada Augusta ou Imperatriz. Ela se converteu para o catolicismo e fez vários atos de caridade, construiu várias templos e igrejas em Roma e na Terra Santa. Numa das suas viagens a terra santa, teria tido visões, que a ajudaram a descobrir a cruz na qual foi crucificado Jesus. Ela parece ter morrido na Nicomédia. O seus restos estão em um sarcófago no Museu do Vaticano. Na liturgia da igreja, Santa Helena é mostrada como uma imperadora , segurando uma cruz. A cruz foi encontrada numa cisterna no dia 3 de maio a leste do Monte Calvário.



   Santa Helena encontrando a cruz é objeto de um poema muito celebrado chamado Elene de Cynelwulf. Em 395, 65 anos após a morte de Helena, São Ambrósio de Milão fez um sermão no qual ele disse que Helena havia encontrado a cruz onde Jesus tinha sido crucificado, mas também tinha encontrado aquele que alí tinha sido morto, ou seja, Jesus. Ela, disse São Ambrósio,  tinha adorado não só o madeiro da cruz e também o Rei que ali tinha sido pregado e que assim ela havia encontrado a imortalidade. A descoberta de Santa Helena é também atestada por Rufinus e Sulpicius Severus no 4° seculo. Parte da Santa Cruz ficou em Jerusalém e parte foi levada para Roma e alguns fragmentos foram distribuídos para um grande número de Igrejas. Isto indica que Santa Helena queria que a Cruz Santa fosse de toda a Igreja Universal.   
               
  Santa Helena não é uma santa somente porque ela encontrou a cruz de Cristo. Ela amava os pobres e vestia com modéstia e humildade. Euzébio escreveu que Helena passou seus últimos anos na Palestina, continuamente amada e venerada.
 Sempre ao lado de todos na Igreja, humildemente vestida, igual as outras mulheres que estavam ali orando. Em adição a isto, ela enfeitou as Igrejas com ornamentos e decorações não esquecendo das mais simples capelas e dos pequenos vilarejos. Construiu basílicas no Monte das Oliveiras (A Eleona) e em Belém, viajando através de toda a Palestina, e era conhecida pela sua bondade com todos, pobre, soldados, e prisioneiros e muitos milagres foram a ela atribuídos. Quando ela morreu seu corpo foi solenemente levado de volta a Roma. Mãe do primeiro imperador cristão, Constantino, o Grande.



 Foi Constantino que promulgou o Édito de Milão. Graças a este decreto o cristianismo foi liberado e assim as pessoas tiveram mais acesso a verdadeira religião que tinha direito por excelência mais que as seitas. Foi o primeiro passo para que, anos mais tarde, outro imperador, Teodósio, convertido ao cristianismo, tornasse o cristianismo a religião oficial do Império Romano.

Santa Helena, rogai por nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário