terça-feira, 6 de agosto de 2013

6 de Julho - Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo e dia de São Xisto II, São Felicíssimo e Santo Agapito.




Transfiguração – mudança que alguém sofre na figura ou forma, conversão de uma figura noutra.  Estado glorioso de Jesus Cristo no Monte Tambor (São Mateus 17, 1-9).


***


São Xisto II(Pontificado: 257 a 258) ,Papa.



São Xisto era de origem grega e  foi ordenado bispo de Roma no ano 257. Foi sucessor de Santo Estevão no Primado Papal. Este, por sua vez,  foi sucessor de São Lúcio.  Ambos  foram martirizados pela intensa perseguição feita pelo imperador  Valeriano.   Ao assumir o trono pontifício, São Xisto sabia que  as coisas  não iriam  ser diferentes, como de fato não o foram.  A perseguição implacável de  Valeriano já veio no ano seguinte à posse de São Xisto.  Celebrava a sagrada  liturgia na catacumba de Calisto quando foi preso pelos  soldados, por ordem do imperador. Nesta ocasião, também quatro dos  seus  diáconos foram levados, sendo todos executados imediatamente. Recebeu sepultura no mesmo cemitério onde deu-se  sua  última celebração. 


Santos Felicíssimo e Agapito, Mártires.  



Os diáconos Agapito, Felicíssimo, Janeiro, Magno, Vicente e Estevão, São Xisto II foi morto durante a perseguição de Valeriano. O culto dos cristãos fora proibido, passando a ser celebrado na clandestinidade. São Xisto e seus companheiros foram surpreendidos durante uma cerimônia clandestina no cemitério da via Ápia. Presos, foram martirizados.

São Dâmaso compôs-lhe esta elegia:     
                                                                                                          
Vede, este túmulo conserva os membros celestes dos santos que arrebatou num instante a corte do céu. Os companheiros da sua (de São Xisto II) cruz invencível, ao mesmo tempo que os seus diáconos, partilhando o mérito e a fé de quem tinham por chefe, entraram nas moradas do Alto e no reino dos eleitos. O povo de Roma sente-se feliz e orgulhoso de que eles tenham merecido triunfar com Cristo sob o comando de São Xisto. A Felicíssimo e a Agapito, aos santos mártires, Dâmaso, bispo.   


São Xisto, São Felicíssimo e Santo Agapito, rogai por nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário