quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Assunção de Nossa Senhora.





Astitit regina a dextris tuis, in vestitu desurato, circumdata varictate “Apresentou-se a rainha a tua direita com manto de ouro, coroada de variedade” Ps. 44, 10

Sumário. Maria morre, é acompanhada de inúmeros espíritos celestiais e de seu próprio Filho, entra no céu em alma e corpo. Deus abraça-a, abençoa-a e fala-a Rainha do universo, elevando-a acima de todos os anjos e santos. Regozijemo-nos com a divina Mãe, que é também a nossa, e avivemos a nossa confiança nela, invocando-a em todas as nossas necessidades. Roguemos-lhe, sobretudo que, assim como ela morreu de puro amor a Deus, possamos nós morrer ao menos com contrição dos nossos pecados.


1 . Maria morre, mas como? Morre toda desapegada do afeto ás criaturas, e morre consumida pelo divino amor, de que o seu santíssimo coração estava sempre todo abrasado. — Ó santa Mãe, ides deixar a terra: não vos esqueçais de nós, pobres peregrinos, que ainda ficamos neste vale de lágrimas, combatidos por tantos inimigos, que desejam a nossa perdição eterna. Pelos merecimentos da vossa preciosa morte, vos suplicamos que nos obtenhais o desapego das coisas terrestres, o perdão dos pecados, o amor de Deus e a santa perseverança. E, quando chegar a hora da nossa morte, assisti-nos lá do alto do céu, com a vossa intercessão, e alcançai-nos a graça de irmos ao paraíso beijar os vossos pés.

Maria morre; seu preciosíssimo corpo e levado pelos apóstolos á sepultura, guardado pelos anjos durante três dias, e em seguida transportado ao paraíso. Mas a sua alma formosa, apenas saiu do corpo, entra na beatitude eterna, acompanhada de inúmeros anjos e do seu próprio Filho.— Já no céu, a humilde Virgem apresenta-se a Deus, adora-o e com afeto imenso lhe agradece todas as graças que lhe foram dispensadas. Deus abraça-a, abençoa-a e fala Rainha do universo, exaltando a acima de todos os anjos e santos: Exaltata est sancta Dei Génitrix super choros angelorum ad coelestia regna.

Se, no dizer do Apóstolo, a inteligência humana não pode compreender a gloria imensa que Deus preparou no céu para os seus servos que o amaram na terra; quão grande não será a gloria quo ele concedeu á sua santíssima Mãe, que em terra o amou mais do que todos os santos e anjos, e o amou com todas as suas forças? De modo que, chegando ao céu, pode dizer a Deus: Senhor, se não Vos amei tanto como mereceis, ao menos Vos amei quanto pude.

Alegremo-nos com Maria pela gloria a que Deus a sublimou; mas alegremo-nos também por nossa causa, porquanto, ao mesmo tempo que Maria foi elevada á dignidade de Rainha do mundo, foi também feita nossa advogada. Advogada tão piedosa, que se encarrega da defesa de todos os pecadores que a ela se recomendam; e tão poderosa junto do nosso Juiz, que ganha todas as causas.

Ó grande, excelsa e gloriosíssima Senhora, prostrados aos pés do vosso trono, nós vos veneramos deste vale de lágrimas, e nos alegramos pela gloria imensa com que vos enriqueceu o Senhor. Agora, que já reinais como Rainha do céu e da terra, ah! Não vos esqueçais de nós, vossos pobres servos. Do alto do solo excelso em que reinais, não vos esqueceis de volver os vossos olhos piedosos a nós, miseráveis. Quanto mais vizinha estais da fonte das graças, tanto mais nos podeis comunicar. No céu descobris melhor as nossas misérias, portanto é preciso que tenhais compaixão de nós e mais nos socorrais.

Ah, Mãe dulcíssima, Mãe amabilíssima I os vossos altares estão cercados de muita 'gente, que vos pede, este para ser curado de alguma enfermidade, aquele para ser provido nas suas necessidades; um vos pede uma boa colheita, outro, a vitória de uma demanda. Nós vos pedimos graças mais agradáveis ao vosso coração: alcançai- nos a humildade, o desapego da terra, a resignação com a vontade divina. Impetra-nos o santo temor de Deus, uma boa morte, o céu. Numa palavra, mudai-nos de pecadores cm santos e fazei que, depois de termos sido cá na terra os vossos fieis servos, possamos um dia ir gozar da vossa presença no céu.


E Vós, ó Senhor, perdoai os crimes dos vossos servos: para que, já que não podemos agradar-Vos com as nossas obras, sejamos salvos pela intercessão da Mãe de vosso Filho e Senhor nosso. Fazei-o pelo amor de Jesus Cristo.

(Meditações para todos os dias de Santo Afonso Maria de Ligório)

Nenhum comentário:

Postar um comentário