quinta-feira, 23 de julho de 2015

Jesus Cristo (18ª Lição)


Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o lerem.



JESUS CRISTO – PARTE III

18ª Lição
_ Como se fez homem o Filho de Deus?
_ Nascendo de Nossa Senhora.
_ Então Nossa Senhora é Mãe de Deus?
_ Sim, porque é Mãe de Jesus Cristo que é Deus.

***

Para fazer-se homem o Filho de Deus quis receber seu corpo humano duma mãe. Mas não escolheu a mulher mais rica, nem a mais admirada pelo povo. Deus Filho escolheu a mulher mais santa para ser sua mãe. Esta mulher se chamava Maria. Dizemos “Maria Santíssima”, porque é a mais santa entre todas as mulheres. Maria, pela graça de Deus e por sua boa vontade, jamais cometeu pecado algum. Sim, por uma graça, que Deus só a ela deu, e a nenhuma outra pessoa, Maria foi isenta do pecado original. Maria foi concebida sem pecado original.
Um dia estava Maria Santíssima no seu quarto, rezando. Entrou o anjo Gabriel e lhe disse: “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco”. Maria ficou assustada. O Anjo a tranquiliza: “Não tenhas medo, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Terás um filho”. Maria pergunta: Como poderá ser isto, pois prometi a Deus ficar sempre Virgem?” O Anjo respondeu que Maria teria este filho por um milagre do Espírito Santo; Maria seria mãe ficando sempre virgem. Maria consentiu dizendo: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra.” Então o Verbo se fez carne; quer dizer, o Filho de Deus se fez homem.
É para recordar isto que se reza o Ângelus. É um costume muito bom rezar de manhã, ao meio-dia e ao anoitecer as 3 Ave-Marias com outras orações. Estas orações se acham no catecismo. Convém decorar isto e rezar cada vez que o sino toca as Ave-Marias.
Muita gente pensa que Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora do Rosário são diversas santas. Isto está muito errado. Há uma só Nossa Senhora, Maria Santíssima, que veneramos com esses diversos títulos ou invocações.
Devemos venerar e amar Maria Santíssima mais que a todos os outros santos. Só ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo devemos venerar e amar mais que a Maria Santíssima. A Deus devemos adorar. A Maria Santíssima só veneramos.
Um bom cristão reza todos os dias a Maria Santíssima a Ave-Maria, a Salve Rainha, algumas orações jaculatórias. Queria muito que rezásseis o rosário, ou o Terço todos os dias. Principalmente no mês de maio e de outubro. Estes são os meses de Maria. Devemos ter muita devoção a Nossa Senhora.
Se alguém em casa estiver doente, rezemos muito a Mãe Maria, para Ela dirigir tudo para o bem. É bom ter em casa uma imagem de Nossa Senhora e muitas vezes olhar para Ela e dizer uma oraçãozinha.
Nossa Senhora gosta muito mais de nós se imitarmos as suas virtudes, principalmente a santa pureza. Um bom filho de Maria não diz uma palavra que Maria teria vergonha de dizer. Um bom filho de Maria não olha coisa alguma que Maria teria vergonha de olhar. Um bom filho de Maria não pensa em nada que Maria teria vergonha de pensar. Esta santa decência em todo o falar, olhar e pensar é a virtude da modéstia. O vestido mais elegante que há é a virtude da modéstia. Quem tem o vestido da modéstia é uma pessoa distinta, mesmo que ande com o vestido muito remendado e com os pés descalços. Maria Santíssima também andava com vestidos pobres e com simplicidade: não há, porém, rainha igual a Ela.




A festa da Anunciação de Nossa Senhora é no dia 25 de março.

Ângelus

_ O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
_ E Ela concebeu do Espírito Santo.
AVE-MARIA
_Eis aqui a escrava do Senhor.
_ Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
AVE-MARIA
_E o verbo se fez carne.
_ E habitou entre nós.
AVE-MARIA
_Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
_ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS. Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, vo-lo suplicamos, a fim de que, conhecendo pela embaixada do Anjo, a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, pelos merecimentos da Paixão e Morte, cheguemos à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário