terça-feira, 28 de julho de 2015

Jesus Cristo (19ª Lição)


Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o lerem.




JESUS CRISTO – PARTE IV

19ª Lição

                               _ Onde nasceu Jesus Cristo?
                               _ Em Belém, no dia 25 de dezembro, à meia-noite.                      Dia de Natal.


***

Maria e José moravam em Nazaré. Mas o Salvador devia nascer em Belém. Deus assim tinha predito. A Providência de Deus dispôs tudo de maneira que Maria e José fossem à Belém.
O imperador Augusto mandou registrar os nomes de todos os seus súditos. Por isso no país dos judeus todos deveriam ir à cidade donde era a sua família. Maria e José eram da família de Davi, e deviam ir à cidade  de Davi e a cidade de Davi era Belém. De Nazaré à Belém eram três dias de viagem ou mais ainda. Maria e José obedeceram e fizeram uma viagem cheia de incômodos e dificuldades. Quando chegaram à Belém, bateram à porta de parentes ricos, que não os quiseram receber, por serem pobres. Também na estalagem, ho hotel, não havia lugar pra gente que não pudesse pagar muito.
Assim Maria e José se retiram para uma gruta, que aos pastores servia de estrebaria. Ali, à meia-noite, nasceu Jesus, e Maria o deitou numa manjedoura que lá  havia. Jesus nasceu na maior pobreza e assim principiou sua vida, cheia de trabalho, cansaço, fome, sede, humilhação e desprezo. Jesus aceitou tudo isso por amor de nós. Jesus quis ensinar-nos que não podemos achar felicidade no dinheiro, nos aplausos dos homens nem nas comodidades desta vida, mas sim no desprezo de tudo isso por amor de Nosso Senhor.
Naquela mesma noite estavam uns pastores no campo de Belém guardando suas ovelhas. De repente, no meio duma luz brilhante, apareceu junto deles um anjo de Deus e lhes anunciou o nascimento de Jesus. E, apareceu uma multidão de anjos, cantando: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”. Os pastores foram, acharam o Menino Jesus no presépio e O adoraram. Depois cantaram isto a todos, e ficaram admirados. Não foram os poderosos de Jerusalém que Jesus primeiro convidou para o seu presépio. Não foi o Rei Herodes, nem os supremos sacerdotes judeus, nem outros grandes senhores da capital. Foram os pastores pobres, simples e retos.
Jesus deseja que todas as crianças aprendam o catecismo. Jesus quer entrar nos seus corações pela Santa Comunhão. Jesus gosta muito das crianças, mas muitas crianças não gostam de Jesus. Não vão ao catecismo, à Santa Missa. Não recebem o seu Santíssimo Sacramento. O Menino Jesus no presépio chorou, porque sabia que muitas crianças iriam ao catecismo. Teria chorado por minha causa? Quando viu os filhinhos dos pastores ajoelhados com seus pais, pensou nos muitos meninos que mais tarde não quereriam conhecê-lO, opondo-se a recebê-lO na Comunhão.
Vieram também 3 reis adorar o Menino Jesus. Ofereceram-lhe muitos presentes: ouro, incenso e mirra. Também os reis devem obedecer a Jesus. Ele é o Rei de todo o mundo. Quando nós vamos à Igreja, queremos também levar um presente ao Menino Jesus. O presente que Jesus mais aprecia é o nosso coração.
Quem ama a Jesus não receia grandes caminhadas para O adorar, ouvir a sua doutrina e assistir à Santa Missa. Os três reis levaram semanas para chegar à Belém, e não achavam isso longe demais para procurar a Jesus. Há pessoas que não vão à Missa, nem ao catecismo porque moram uma hora, ou mesmo meia hora distante da igreja. Acham isto longe.


EU PREFIRO ESTAR COM JESUS NA POBREZA E NO DESPREZO; PARA ME ACHAR TAMBÉM COM ELE NA GLÓRIA DO CÉU.

Um comentário: