sexta-feira, 3 de julho de 2015

Santíssima Trindade (8ª Lição)


Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o leirem.






SANTÍSSIMA TRINDADE – Parte III

Lição C) Como se chama o mistério de um Deus em três Pessoas?

Chama-se Mistério da Santíssima Trindade.

O PAI, O FILHO e O ESPÍRITO SANTO NÃO SÃO TRÊS DEUSES; MAS UM SÓ E O MESMO DEUS. NÃO SÃO três deuses, mas são três pessoas distintas num só Deus.

Jesus estava com os apóstolos na última ceia. E Felipe pediu: “Senhor, mostra-nos o Pai, e ficaremos contentes”. Jesus respondeu: “Há tanto tempo que estou convosco e ainda não me conheceis? Felipe, quem me vê, vê também a meu Pai. Eu estou no Pai e o Pai está em mim”.

Jesus quer dizer que o Pai e o Filho são um mesmo Deus. Quem vê o Filho vê a Deus, este mesmo Deus, que é também o Pai.

Depois, em palavras mais difíceis, disse Jesus o mesmo do Espírito Santo. Jesus nos ensinou que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um e o mesmo Deus.

O Pai Eterno não recebeu a natureza divina de ninguém. O Pai Eterno, desde toda eternidade, tem de si mesmo a natureza divina. O Pai Eterno dá a sua própria natureza ao Filho. O Pai dá ao Filho a sua sabedoria, o seu poder, a sua santidade e tudo quando Deus é. O Pai não dá outro poder, dá o seu próprio poder e todas as suas boas qualidades. O Pai dá ao Filho a sua natureza divina. Mas o Pai Eterno fica também com a mesma natureza divina. Por isso dizemos: o Pai comunica a sua natureza divina ao Filho. O Pai gera o Filho desde toda a eternidade.

O Pai e o Filho dão a mesma natureza divina ao Espírito Santo. O Pai e o Filho ficam também com a mesma natureza divina. Por isso dizemos: o Pai e o Filho comunicam a sua natureza divina ao Espírito Santo. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho desde toda a eternidade.

O Pai é sábio. O Filho é sábio. O Espírito Santo é sábio. Mas há uma só infinita sabedoria, que é das três Pessoas.

O Pai é santo. O Filho é santo. O Espírito Santo é santo. Mas há uma só infinita santidade, que é do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O Pai é todo-poderoso. O Filho é todo-poderoso. O Espírito Santo é todo-poderoso. Mas há um só infinito poder, que é do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Assim há uma só infinita bondade. Por esta bondade o Pai é bondoso, o Filho é bondoso e o Espírito Santo é bondoso.
Há uma só infinita justiça. Por esta justiça o Pai é justo, o Filho é justo e o Espírito Santo é justo. Há uma só natureza divina, uma só divindade. Por esta divindade o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo são um e o mesmo Deus.

Há uma pedra preciosa que brilha em três cores diferentes. De um lado se vê uma cor, do outro lado outra cor, do terceiro lado mais outra cor. Mas a pedra é uma só. Assim em Deus há três pessoas, porém um só Deus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são um e o mesmo Deus.

Esta doutrina, de um Deus em três pessoas, chama-se o Mistério da Santíssima Trindade. A palavra “Trindade” vem de três.


Como se chama o mistério de um Deus 
em três Pessoas?


Chama-se Mistério da Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário