segunda-feira, 6 de julho de 2015

Os Anjos (10ª Lição)


Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o leirem.






OS ANJOS – Parte II

10ª Lição Os anjos foram todos bons?

Não, alguns se revoltaram contra Deus.
São os anjos maus ou demônios.

Entre os anjos que Deus criou, havia um muito belo, muito forte, muito sábio. Chamava-se Lúcifer, isto é: “Portador da luz”. Chamava-se assim por causa de sua brilhante beleza. Lúcifer reparou na sua própria beleza, força e sabedoria, e pensou: “Que belo que sou! Que forte! Que sábio!” E não quis se lembrar que tinha tudo isto de DEUS. Lúcifer foi orgulhoso.

Deus fez saber a todos os anjos que deviam adorar a Deus e obedecer a Deus. E Lúcifer pensou: “Eu, obedecer?! Não quero: eu não servirei!” Foi a primeira desobediência a Deus, o primeiro pecado mortal.

Muitos dos outros anjos também não quiseram obedecer a Deus. Viam o mau exemplo de Lúcifer, e o mau exemplo sempre prejudica os outros. Muitos anjos se revoltaram contra Deus.

Então, ressoou, alto do céu, o grito de guerra do arcanjo S. Miguel. S. Miguel clamou: “Quem é como Deus?”. S. Miguel e os anjos bons combateram contra os anjos maus. S. Miguel venceu e precipitou os anjos maus no inferno, que Deus naquele instante criou.

E, enquanto caíam, Deus os mudou. Deus tirou-lhes toda a santidade e toda a beleza que tinham: e tornaram-se feios demônios. Também perderam muito da sua sabedoria e sua força: uma cruzinha com água benta... todos os demônios fogem.

Em todo pecado mortal há a mesma malícia do pecado de Lúcifer. Para nós, como para Lúcifer, a Bondade de DEUS foi infinita. Nós, como Lúcifer, recebemos de Deus tudo quanto temos, tudo quanto somos. Se cometermos pecado mortal, diremos como Lúcifer: “Eu não servirei. Deus manda ir à missa, ao catecismo, à comunhão, mas não vou. Deus manda respeitar aos pais, guardar castidade, mas eu não o faço. Eu não servirei. ”. Todo pecado mortal é uma grande malícia. Nós, como Lúcifer, estamos no poder de DEUS. Sua Sabedoria nos vê, sua Imensidade nos cerca. E, se cometemos pecado mortal, provocamos, como Lúcifer, a tremenda Majestade. Todo pecado mortal é uma cega tolice.

Em todo pecado mortal há a mesma desgraça do pecado de Lúcifer. Se morrermos com pecado mortal sofreremos para sempre no mesmo inferno que tortura Lúcifer. Todo pecado mortal é uma imensa desgraça.

Lembrai-vos sempre destas três palavras: o pecado mortal é malícia, tolice, desgraça.

Nós podemos ganhar os lugares que os anjos maus perderam no céu. Por isso os demônios têm muita inveja de nós. Os demônios fazem todos os esforços para nos fazer perder o céu. Perdemos o céu pelo pecado mortal. Os demônios nos podem tentar, mas, se nós não queremos, não têm poder sobre nós.

Os demônios querem tornar infelizes a nossa alma. Se cometermos pecado mortal, entregamos nossa alma ao poder do demônio.

As armas contra o demônio são: o trabalho honesto, a confissão e a comunhão; a penitência, a oração, principalmente, a devoção à Virgem Maria; as orações jaculatórias e o sinal da Cruz, especialmente, se o fazemos com água benta.


Qual o castigo que tiveram os anjos maus?

Foram expulsos do céu e mandados por Deus para o inferno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário