domingo, 1 de julho de 2012

Pensamentos de Santa Terezinha - Mês de Julho


Mês de Julho






1.   "Oh! Deve se julgar toda mortificação louvável e meritória.
quando se está persuadido que Deus é quem a pede. Se houve:
engano na ação, Ele se deixa enternecer pela intenção". (Conselhos e Lembranças)


2.     Quando oro por alguma intenção, não ofereço os meus
sofrimentos, digo simplesmente: "Meu Deus, dai a esta alma
tudo que desejo para mim".


3.            Por isso mesmo que sinto dores muito fortes, procuro amar
o sofrimento e mostrar-Lhe sempre bom rosto.


4.     "Quando me acontece cair nalguma falta,  levanto-me
prontamente. Um olhar a Jesus, e o recolhimento de nossa própria
miséria tudo repara."


5.            Quando mais a alma renunciar a satisfações naturais, tanto
mais forte e desinteressada se tornará a sua ternura. (História de uma Alma, c. X)


6.            "Qual seria vosso merecimento, dizia a uma de suas noviças,
se houvésseis de combater quando sentis coragem? Que importa
que a não sintais, contanto que procedais corajosamente?"


7.            Orais pelos pobres doentes, próximos à morte, se soubésseis
quão pouco basta para fazer perder a paciência!... (Novíssima Verba)


8.            "Jamais pedi a Deus a graça de morrer jovem: ter-me-ia
parecido covardia".


9.            "Quisera ser missionário, não só durante alguns anos, mas
quisera tê-lo sido desde a criação do mundo, e assim continuar até
à consumação dos séculos".


10.       Como é fácil agradar a Jesus, arrebatar-lhe o coração! Basta
   amá-Lo   sem   olhar  para   si   mesma,   sem   examinar
demasiadamente os próprios defeitos.


11.       Quantas vezes pensa que todas as graças de que tenho sido
cumulada devo, talvez, às instâncias de alguma pequenina alma que somente no Céu irei conhecer.


12.      Desde que a alma deixa de consultar a bússola infalível da
obediência, logo se perde em caminhos áridos, aonde a água da
graça em pouco tempo lhe vem a faltar.


13.      "Embora sem desprezar os belos pensamentos que nos unem
a Deus, compreendo, entretanto, há muito, que precisamos estar
alertas, a fim de nos não apoiarmos demasiadamente neles. As
mais sublimes inspirações nada são sem obras".


14.      "Demos tudo a Jesus com generosidade, sejamos pródigos
para com Ele".


15.      "Quero adquirir méritos, mas não para meu proveito: para as
almas, para as necessidades da Igreja, em uma palavra, para
atirar rosas ao mundo todo, aos justos e pecadores".


16.      "Sinto-me livre, sem temores, e, se aprouver ao bom Deus,
de bom grado consinto que minha vida de sofrimentos de corpo e
de espírito se prolongue por muitos anos. Oh! Não temo a vida
longa, não recuso o combate".


17.      "Quanto agradeço ao Senhor por não me ter feito encontrar
senão amarguras nas amizades da terra! Com um coração como o
meu, ter-me-ia deixado prender e cortar as asas; e, depois como
poderia voar e repousar?".


18.      "Devemos fazer tudo da nossa parte, dar sem medida, provar
o nosso amor por todas as boas obras que estiverem ao nosso
alcance. Mas como, na realidade, tudo isso é bem pouca coisa,
urge que ponhamos toda a nossa confiança Naquele que, só, pode
santificar as ações, e que nos confessemos servos inúteis,
esperando, porém, ao mesmo tempo, que Deus nos há de dar, pela
Sua graça, tudo o que desejamos".


19.    Suplico-Vos,   ó   Jesus,   tirai-me   a  liberdade   de  Vos desagradar. (Ato de oferecimento ao Amor Misericordioso)

20. Sim, num ato de amor, mesmo não sensível, tudo é reparado,
até sobrepujado. Jesus sorri e nos auxilia sem parecer. (Carta a Celina, 20 de outubro ilc 1X88)

21. Quando voltamos para Jesus, Ele nos ama ainda mais do que antes da nossa falta. (Conselhos e Lembranças)

22.  Nunca desejei morrer num dia de festa, a minha morte será
por si mesma uma festa bastante bela! (Novíssima Verba)


23.  A mim, Deus deu a Sua misericórdia infinita... Tenho apenas
uma aspiração: amá-La até morrer de amor. (História de uma Alma, c.

VIII)

24. A morte de amor que aspiro é a morte de Jesus na Cruz.

25.0 amor atrai o amor, o meu arroja-se para vós, querendo encher o abismo que atrai. (História de uma Alma, c. XI)

26. Entendi que o amor encerra todas as vocações, que o amor é
tudo, que abrange todos os tempos e lugares, porque é eterno. (História de uma A Imã, c. XI)

27.  Não sou como outrora, na minha infância, acessível a
qualquer dor, estou como ressuscitada toda, não estou mais no
lugar em que julgam. Cheguei ao ponto de não poder sofrer,
porque todo sofrimento me é suave. (Novíssima Verba)


28.  Desde que me coloquei nos braços de Jesus, sou semelhante
ao vigia que do mais alto torreão do castelo forte observa o
inimigo. Nada me escapa; às vezes fico espantada de ver ás coisas tão claramente. (História de uma Alma, c. X)

29. Se todos soubessem o que lucra quem se nega em todas as Coisas!... (Conselhos e Lembranças)

30. Só a caridade pode dilatar o meu coração. Oh! Sim, a
recompensa é grande já desde este mundo. Neste caminho só o primeiro passo custa. (História de uma Alma, c.IX)


31. Assemelho-me a uma criancinha bem pequenina; nada
sofro, penso simplesmente de instante a instante, sem mesmo preocupar-me do que se vai seguir. (Novíssima Verba).



Santa Terezinha, ora pro nobis.

Um comentário:

  1. Santa Teresinha realmente deixou lindos pensamentos. Que ela no Céu peça a Jesus por nós.

    ResponderExcluir