terça-feira, 17 de julho de 2012

Comportamento na Santa Missa


Comportamento na Santa Missa




Exemplo para as pessoas de categoria

Uma mulher, que entra na igreja com um traje espaventoso, atrai todos os olhares, e queira Deus não atraia também os corações, arrebatando ao Senhor as devidas adorações. Não é preciso excitar essas pessoas a assistir todos os dias à Santa Missa; já são demais levadas a frequentar as igrejas. O importante será fazer-lhes compreender com que modéstia e respeito devem portar-se na casa de Deus, especialmente quando se celebra a Santa Missa. Tanto mais me edificam senhoras da nobreza e princesas que só aparecem ante os altares vestidas simplesmente, sem luxo nem elegância refinadas, quanto me escandalizam certas pretensiosas que, com seus penteados ridículos e ares de atrizes, assumem poses de deusas no lugar santo.

Dir-me-eis então que não sois do número dessas infelizes criaturas, e eu o creio de boa vontade. Se, entretanto, ides à Igreja com certos trajes escandalosos, mereceis todas as censuras. Transformais o templo sagrado em covil de ladrões, pois roubais a Deus a honra, pelas distrações que provocais ao sacerdote, aos ministros, a todo o povo.

Por favor, considerai e tomai a resolução de imitar Santa Isabel da Hungria. Para assistir à Santa Missa, ela se dirigia com grande pompa à igreja. Mas,para assistir ao Santo Sacrifício  retirava da cabeça a coroa, os anéis dos dedos, depunha seus ornamentos e cobria-se com um véu, ficando em atitude tão modesta que nunca foi vista sequer desviar os olhos. Tudo isso agradou de tal modo a Deus, que Ele quis manifesta-lo a todos: durante a Santa Missa, a santa aparecia envolta em tal claridade que se velavam de deslumbramento os olhos dos assistentes; parecia-lhes contemplar um anjo do paraíso. Imitai exemplo tão ilustre, certos de que agradareis a Deus e aos homens, e que a Santa Missa será para vós de imenso proveito para esta vida e para a outra.

Trecho extraído do livro As Excelências da Santa Missa

Nenhum comentário:

Postar um comentário