quinta-feira, 4 de julho de 2013

É preciso recorrer a Deus nas tentações. Ele nos sustenta no meio do combate; e nós não reparamos nisso por falta de atenção.




É PRECISO RECORRER A DEUS NAS
TENTAÇÕES. ELE NOS SUSTENTA NO
MEIO DO COMBATE; E NÓS NÃO REPARAMOS
NISSO POR FALTA DE ATENÇÃO.

Nessas tempestades de que uma alma é agitada, às vezes Deus a conduz de maneira sensível. Trabalha-se então com coragem para se sustentar contra as ondas impetuosas das paixões. A vista de Deus, que se apresenta vivamente a nós, o desejo de amá-lo, que se faz sentir, animam-nos, e redobram a nossa confiança. Mas às vezes, também, Deus se oculta: parece adormecido como outrora na barca dos Discípulos, prestes a perecerem pela violência das ondas pelas quais ela era batida. Em semelhante ocasião, uma alma acha-se em perigo, pelo temor excessivo que se lhe apodera do coração e que o enfraquece.




Não; nesse momento, nada tendes a temer se levantardes os olhos para o Céu, de onde vos deve vir o socorro de que precisais, e se fizerdes uso desse socorro.  Os Discípulos, expostos a perder-se, não perderam seu tempo em se lamentar inutilmente; não abandonaram o cuidado da sua barca por desânimo pueril: continuaram a manobra, para se sustentarem contra a borrasca; e recorreram ao seu divino Mestre, cujo socorro imploraram. Jesus parecia dormir (Mt 8, 34); e no entanto os dirigia, sem que eles reparassem nisso, nas medidas que tomava para eles não serem tragados pelas ondas. Assim Deus, por mais oculto que esteja aos vossos olhos, nem por isto está menos atento ao que se passa no vosso coração. A todo momento parece-vos que ides naufragar; e, no entanto, vos sustentais contra a tempestade.

Essas vistas que vos guiam, esses sentimentos que vos animam e que vos fazem agir quase sem que o percebais, essa coragem que tantas vezes parece abandonar-vos e que renasce sempre, essa firmeza que vos faz renunciar com constância aos falsos prazeres, aos prazeres criminosos que o inimigo vos apresenta, de quem é que os haveis? Será de vós mesma? Fraca como sois, lisonjear-vos-eis de resistir sozinha? Não os haveis de Jesus Cristo, que, sem se mostrar sensivelmente, vos sustenta poderosamente, consoante a palavra que Ele vos deu (1 Cor 10, 13), de que a provação não será acima das vossas forças, ajudadas pela sua graça? Sim, mesmo quando o julgais afastado de vós, Jesus Cristo está no meio do vosso coração: vós vos julgais esquecida, e mais do que nunca estais presente ao vosso Salvador, porque tendes necessidade d'Ele. Ele preside aos vossos combates, como presidiu ao de S. Estevão (At 7, 55); e, desde que não falteis à confiança, Ele vos tornará superior a todos os vossos inimigos, impedindo-vos de consentir nos maus desígnios deles.



(Tratado das Tentações - PADRE MICHEL da Companhia de Jesus)

Um comentário:

  1. Para vencermos a força do mal, uma grande arma é a oração, a obediência a palavra de Deus, o perdão, a humildade, a caridade, etc. Peçamos a Jesus que nos ajude.

    ResponderExcluir