domingo, 14 de julho de 2013

Frutos da Confiança: Atrai sobre as almas favores excepcionais.




Frutos da Confiança

Atrai sobre as almas favores excepcionais.

"Não deixeis que se perca a vossa confiança, diz o Apóstolo São Paulo, pois ela merece uma grande recom­pensa".

Essa virtude, com efeito, traz tão grande glória a Deus, que atrai necessariamente para as almas favores excepcionais.

O Senhor, por varias vezes, declarou nas Escrituras com que generosa magnificência trata os corações confi­antes:

"Porque esperou em Mim, Eu o libertarei; Eu o prote­gerei, porque reconheceu o meu Nome. Apelará para Mim, e Eu o atenderei. Com ele ficarei em suas tubulações: delas o livrarei, e o glorificarei".
Que promessas pacificadoras na boca dAquele que pune toda palavra inútil e condena a mais ligeira exageração!




Assim pois, e segundo o testemunho da própria Verda­de, a confiança afasta de nós todos os males.
"Porque escolhestes o Altíssimo como refúgio, o mal não chegará até vós, e de vós não se aproximarão os flagelos. Pois Ele ordenou aos seus Anjos que vos guardassem em to­dos os caminhos: eles vos carregarão nas mãos, com receio de que tropeceis nas pedras. Podereis caminhar sobre a áspide e o basilisco, e calcareis aos pés o leão e o dragão".

Dos males de que nos preserva a confiança, ponha-se em primeira linha o pecado. De resto, nada mais conforme à natureza das coisas. A alma confiante conhece o seu nada, como o de todas as criaturas; é por isto que não conta consi­go mesma nem com os homens, e põe em Deus toda a sua esperança. Desconfia da própria miséria; pratica, por conse­guinte, a verdadeira humildade.

Ora, como sabeis, o orgulho é a fonte de todas as nossas faltas e o início da ruína. O Senhor afasta-Se do so­berbo; abandona-o à sua fraqueza e o deixa cair. A queda de São Pedro é disso um terrível exemplo.

Nos desígnios misericordiosos da sua sabedoria, Deus permitirá talvez que a provação assalte por algum tempo a alma confiante: nada, no entanto, a abalará; ficará imóvel e firme "como a montanha de Sion". Conservará a alegria no fundo do coração, e apesar do rugido da tormenta, dormirá tranquila como a criança nos braços do pai. Deixar-se-á levar ao termo feliz de sua jornada, pois Deus salva "os que nEle esperam"

Esses são, porém, benefícios puramente negativos.

Deus cumula com benefícios positivos o homem que nEle confia. Ouvi com que ampla poesia o Profeta expõe essa verdade: "Feliz o homem que põe em Deus a sua confi­ança e de quem o Senhor é a esperança. Será semelhante a uma árvore transplantada para a borda da água e que en­terra as raízes em solo úmido: nada temerá à chegada da canícula. Suas folhas serão sempre verdes: não sofrerá no tempo da seca e jamais cessará de dar frutos".

Para ressaltar, por impressionante contraste, a paz radiosa desse quadro, contemplai a sorte lamentável daque­le que conta com as criaturas: "Maldito o homem que no homem põe a sua confiança, que se apoia sobre a carne e cujo coração foge do Senhor. Será semelhante à tamargueira do deserto... ficará na aridez, em terra sal­gada e inabitável!"

(Livro da Confiança – Padre Thomas Saint-Laurent)


Nenhum comentário:

Postar um comentário