terça-feira, 30 de junho de 2015

Deus vê todas as coisas? (5ª Lição)


Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o leirem.





Deus vê todas as coisas?

Lição – Sim. Deus vê todas as coisas: presentes, passadas e futuras, e até nossos pensamentos.

Já vimos que Deus está em toda parte. Se Deus está em toda parte, Ele vê tudo. Vê o que está no céu e o que está na terra; vê tudo. De Deus não se pode esconder nada.

Na Sagrada Escritura aprendemos que Deus vê e sabe tudo, até os nossos pensamentos mais ocultos. Ali se conta a história de um rei que teve um sonho e depois se esqueceu do sonho. Mas o rei queria saber qual era o sonho e que significava ele. Ninguém sabia. Mas Deus (sabia), que sabe tudo, mandou ao rei um homem santo chamado Daniel que lhe disse qual era o sonho e o explicou.

Com esta história, a Sagrada Escritura nos ensina que Deus SABE TUDO, até os nossos pensamentos.

DEUS sabe o que FOI, isto é, o que aconteceu no passado. O rei tinha esquecido o seu sonho, mas Deus se lembrava. Quando, depois da morte, a nossa alma estiver diante de Deus, Ele se lembrará de todo o mal que tivermos feito em vida, ainda que nós mesmos o tenhamos esquecido.

DEUS sabe tudo o que É: o que existe agora. Para nós vermos alguma coisa, precisamos de luz. No escuro não vemos nada. Mas Deus não precisa de nenhuma luz para ver as coisas. Deus tem a SABEDORIA em si mesmo. Com Ele está a luz da verdade. Por isso, Deus vê tudo o que está no céu e na terra, e nada lhe é escondido. Deus também se lembra de todas as coisas passadas, que já não existem. Podemos ocultar os nossos pecados aos homens. A DEUS NADA É ESCONDIDO.

DEUS conhece o que SERÁ depois: tudo o que ainda não aconteceu. Deus conhece o futuro.

Deus sabe até os nossos pensamentos mais ocultos. Oculto quer dizer escondido. O rei não contou aquele sonho a ninguém. Mas Deus viu o pensamento dele, revelou o sonho a Daniel. Podemos ocultar alguma coisa que temos no pensamento, escondê-la a todos os homens. Podemos deixar de contar isso a alguém. Deus, porém, não precisa que lhe contemos.

Deus vê tudo, por sua própria sabedoria, sem precisar de aprender de ninguém. Deus nos recompensa os bons pensamentos e castiga os maus pensamentos. Deus vê os nossos pensamentos mais escondidos.

Quando estamos em cima de uma montanha bem alta, vemos com um único olhar muitas coisas, longe e perto. Assim Deus, com um olhar de sua alta SABEDORIA, vê tudo o que FOI, tudo o que É, tudo o que SERÁ. Deus é infinitamente sábio.


Certo moço disse ao vigário:

_ Senhor Vigário, tenho muitos pensamentos maus. Não sei o que devo fazer contra eles.

O vigário respondeu:

_ Se tua cabeça fosse de vidro e todos pudessem ver teus pensamentos, tu não ficarias com vergonha? Pois então. Deus vê teus pensamentos muito melhor do que os homens podem ver pela vidraça. Pensa nisto muitas vezes!

O moço fez assim. Sempre se lembrava de que Deus olhava para ele. Desta maneira, em pouco tempo o moço venceu completamente aquelas tentações.


Deus vê todas as coisas?

Sim. Deus vê todas as coisas: presentes, passadas e futuras, e até os nossos pensamentos.





Um comentário:

  1. Com certeza Deus vê tudo e sabe tudo, por isso peçamos a Ele que nos purifique e nos ajude a termos bons e santos pensamentos.

    ResponderExcluir