segunda-feira, 29 de junho de 2015

Onde está Deus? (4ª Lição)


Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o leirem.





Onde está Deus?

Lição – No céu, na terra e em toda parte

Uma criança voltou para casa depois do catecismo. Ali estavam conversando umas pessoas. Entre elas havia um homem sem fé. Este disse à criança: “Diga-me, menino, onde está Deus, e eu lhe darei uma laranja.” A criança respondeu: “Diga-me o senhor onde Deus não está, e eu lhe darei duas laranjas.”

Não há lugar onde Deus não esteja. Deus é imenso, isto é, está no céu, na terra e em todos os lugares. As coisas estão em Deus, assim como uma esponja está na água: dentro e fora a água penetra a esponja. Assim também Deus está dentro das coisas, sustentando-lhes o ser e ajudando as suas forças. São Paulo diz: “ELE não está longe de cada um de nós; pois nELE vivemos, nos movemos e existimos.”

A Santa Escritura nos ensina que Deus está no céu, na terra e em todos os lugares.

DEUS ESTÁ NO CÉU. Ali os santos O podem ver, e nós também, quando ganharmos o céu. Por isso dizemos: “Pai nosso, que ESTAIS NO CÉU.”

DEUS ESTÁ NA TERRA. Está aqui, onde nós estamos. Não podemos vê-Lo, porque Deus não tem corpo, mas sabemos que Deus está aqui. O sol, a lua e as estrelas estão muito longe de nós; mas o nosso grande Deus está lá também! O sol, a lua e as estrelas não poderão brilhar, se Deus não lhes sustentasse a existência e as forças.

Devemos acostumar-nos a pensar muitas vezes na presença de Deus. Ninguém rouba nem comete outro crime, quando o pai ou a mãe estão olhando para ele. O PAI DO CÉU está sempre perto de nós, sempre olha para nós. Quem se lembra disso não comete pecado.

Convém lembrar-nos algumas vezes por dia de que Deus está presente. Quando nos levantamos, quando vamos à escola, ao trabalho, quando vamos comer, lembremo-nos por um instante: Deus está aqui. A princípio nos esqueceremos muitas vezes; mas, continuando, nos lembraremos muito de que Deus está perto, e não pecaremos na presença de nosso Deus.

Lembrando-nos, assim, de que Deus não está longe de nós, podemos dizer-Lhe: “Ó meu Deus, eu vos amo.” Ou “Bendito seja Deus!” ou outra oração jaculatória.

Podemos também rezar esta bela oração da Sagrada Escritura: 


“Senhor, como poderei afastar-me de Vosso Espírito? Como poderei fugir da Vossa Presença? Se subir ao céu, Vós ali vos achais; se descer abaixo da terra, Vós ali estais presente. Se tivesse as asas da aurora e fosse morar nos limites do mar, também ali me havia de guiar a vossa mão, e sustentar-me vossa mãe direita. Se eu disser: Ao menos na escuridão me esconderá, nem a noite tem escuridão para Vós; para Vós a noite é luminosa como o dia!”



ONDE ESTÁ DEUS?


No céu, na terra e em toda parte.

Um comentário:

  1. Com certeza Deus esta presente em todos os lugares e Ele nos observa como se nós fossémos filhos únicos.

    ResponderExcluir