quarta-feira, 24 de junho de 2015

Quem é Deus? (1º Lição)


Nota do blog: Iniciaremos hoje as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o leirem.



Quem é Deus?

Lição  - Deus é um espírito perfeitíssimo, eterno, criador do céu e da terra.

A)    DEUS É ESPÍRITO. Deus é espírito porque não tem um corpo. O que há de mais necessário e de mais belo no catecismo é conhecer a Deus. Jesus, Filho de Deus, conhece o Pai do céu e nos deu a conhecer este grande Deus. Jesus disse que Deus é espirito. Um espírito não tem um corpo. Deus não tem corpo. Nós temos uma cabeça, temos olhos, ouvidos, boca, temos braços, temos membros. Tudo isso é nosso corpo. Nosso corpo se pode ver, ouvir, sentir. Nosso corpo pode ser percebido pelos sentidos. Os animais também têm um corpo. João tem dois olhos. Mas os gaviões também têm dois olhos e até veem mais longe do que João. Nisso não somos mais do que os animais. João tem uma boca. Mas os jacarés também têm uma boca, até muito maior do que a de João. Nisso não somos mais do que os animais.

João pode alguma coisa que os animais não podem. João pode pensar, rezar e estudar o catecismo. Os papagaios podem dizer palavras, mas nenhum bicho pode compreender as palavras; o macaco pode ficar com as mãos postas e o camelo pode ajoelhar-se, mas nenhum animal pode rezar. Os bichos não podem pensar. Os bichos não podem querer livremente. Pelo corpo não somos mais do que os animais. Não é nosso corpo que pensa, reza, compreende. Se fosse o corpo que pensasse, os animais podiam pensar também. Assim, achamos em nós alguma coisa que os bichos não têm, uma coisa que pensa. Isto que pensa em nós é a alma. Os olhos do nosso corpo não veem a nossa alma; a alma, porém, percebe os olhos e tudo o que eles veem.

Assim é Deus. Deus não tem olhos de carne; vê, porém, tudo que os olhos podem ver. Deus não tem ouvidos de carne; porém, sabe tudo que um ouvido pode ouvir. Deus não tem mãos de carne; porém, conhece tudo que uma mão apalpando, pode tocar. Por isso os olhos do nosso corpo, que não podem ver a nossa alma, também não veem a Deus. Deus, porém, nos vê, assim como a nossa alma vê o nosso corpo. A uma coisa que não tem corpo, mas que pode pensar e querer livremente, chamamos espírito. Assim os anjos são espíritos, pois podem pensar e querer livremente, e não têm corpo. Assim, Deus é espírito, Deus não tem corpo, mas pode pensar e querer livremente.

Há pessoas que dizem: “Não há Deus; pois não vejo a Deus. ” Mas então também devem dizer: eu não tenho juízo, pois não vejo este juízo. Conhecemos a Deus por suas obras, como depois aprenderemos.


Nos tempos antigos vivia um homem muito sábio, pagão. Um dia o rei o mandou chamar e lhe perguntou: “Quem é Deus? ” Ele pensou, pensou, e depois de muitos dias disse ao rei: “Não sei responder à sua pergunta. Quanto mais penso, mais me atrapalho. ” Este grande sábio pagão não sabia quem é Deus. Nós felizmente o sabemos, pois Jesus nos ensinou. Mas devemos ainda muito mais aprender e rezar e receber a santa comunhão, para sempre melhor compreender quem é Deus.

Quando S. Tomás era pequeno, sempre perguntava: “Quem é Deus” Assim começou, e depois tornou-se um dos maiores sábios que o mundo já viu, e ensinou em muitos livros quem é Deus.


Isto também nós queremos saber: “QUEM É DEUS?”

DEUS É UM ESPÍRITO PERFEITÍSSIMO, ETERNO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.


Um comentário: