terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Imitação de Cristo - Tomas de Kempis - Livro III - Capítulo IV



A IMITAÇÃO DE CRISTO - TOMAS DE KEMPIS



LIVRO TERCEIRO
CAPÍTULO 4

Que devemos andar perante Deus em verdade e humildade

1.  Jesus: Filho, anda diante de mim em verdade e procura-me
sempre com simplicidade de coração. Quem anda diante de mim
na verdade será defendido dos ataques inimigos, e a verdade o
livrará dos enganos e das murmurações dos maus. Se te libertar a
verdade, serás verdadeiramente livre e não farás caso das vãs
palavras dos homens.

2.  A alma: Verdade é, Senhor, o que dizeis; peço-vos que assim se
faça comigo. A vossa verdade me ensine, me defenda e me
conserve até meu fim salutar. Ela me livre de toda má afeição e
amor desregrado e assim poderei andar convosco, com grande
liberdade de coração.

3.  Jesus: Eu te ensinarei, diz a Verdade, o que é justo e agradável a
meus olhos. Relembra teus pecados com grande dor e pesar e
jamais te desvaneças por tuas boas obras. Com efeito, és pecador,
sujeito a muitas paixões e preso em seus laços. De ti pendes
sempre para o nada; depressa cais, logo és vencido, logo
perturbado, logo desanimado. Nada tens de que possas gloriar-te;
muito, porém, para te humilhar; pois és muito mais fraco do que
podes imaginar.  

4.  Nada, pois, do que fazes te pareça grande, nada precioso e
admirável, nada digno de apreço, nada nobre, nada
verdadeiramente louvável e desejável, senão o que é eterno.
Acima de tudo te agrade a eterna verdade, e te desagrade a tua
extrema vileza. Nada temas, nada vituperes e fujas tanto como os
teus vícios de pecados, que te devem entristecer mais do que
quaisquer prejuízos materiais. Alguns não andam diante de mim
com simplicidade, mas, curiosos e arrogantes, pretendem saber
meus segredos e compreender os sublimes mistérios de Deus,
descurando-se de si próprios e de sua salvação. Estes, por sua
soberba e curiosidade, não raro caem em grandes tentações e
pecados, porque me afasto deles.

5.  Teme os juízos de Deus, treme da ira do Onipotente. Não queiras
discutir as obras do Altíssimo; examina antes as tuas iniqüidades,
quanto mal cometestes e quanto bem deixastes de fazer por
negligência. Alguns põem toda a sua devoção nos livros, outros
nas imagens, outros em sinais e exercícios exteriores. Alguns me
trazem na boca, mas mui pouco no coração. Outros há, porém,
que, alumiados no entendimento e purificados no afeto, sempre
suspiram pelos bens eternos; não gostam de ouvir das coisas da
terra e com repugnância satisfazem as exigências da natureza;
estes percebem o que lhe diz o Espírito da Verdade. Pois lhes
ensina a desprezar as coisas terrenas e amar as celestiais, a
esquecer o mundo e almejar o céu dia e noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário