sexta-feira, 23 de março de 2012

Como Proceder Antes, Durante e Depois da Confissão





EXAME DE CONSCIÊNCIA

PERGUNTAS PRELIMINARES

Quando fiz a minha última confissão?

Foi bem feita?

Cumpri a penitência?

MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

1º Mandamento – Religião


Fé: Fui negligente em instruir-me nas verdades da Religião? - Procurei instruir-me nas verdades Católicas, frequentando o Catecismo? - Tive vergonha da minha Religião?-Faltei como respeito para com pessoas, lugares e coisas sagradas? - Fui irreverente na casa de Deus, rindo-me ou conversando com os ou­tros? - Li, assinei, propaguei, emprestei livros, revistas, jornais ou folhetos contrários à Religião Católica? - Duvidei de alguma verdade da Fé? - Neguei alguma verdade da Fé? - Assisti a algu­ma sessão espírita ou culto protestante? - Zombei da Religião?

Falei mal da Religião, da Igreja ou dos sacerdotes? - Consultei espíritas, feiticeiros, benzedores e cartomantes?

Esperança: Entreguei-me ao desânimo nas dificuldades da vida em vez de colocar minha esperança em Deus? - Desesperei da minha salvação? - Revoltei-me contra a Divina Providência? - Fui presunçoso pretendendo salvar-me sem ser católico prati­cante ou sem querer abandonar o pecado?

Caridade: Entreguei-me de tal forma ao trabalho, aos prazeres ou ao amor a uma pessoa que cheguei a esquecer-me de Deus, pelo descuido ou desgosto dos deveres religiosos?

Oração: Deixei de rezar as orações diárias por preguiça? - Rezei, voluntariamente, sem devoção?
                                
2º Mandamento - Santos Nomes

Pronunciei o nome de Deus ou dos Santos sem respeito? - Roguei praga? - Blasfemei contra Deus ou os Santos? - Jurei pelo nome de Deus sem necessidade? - Jurei falso? - Deixei de cumprir alguma promessa?


3º Mandamento - Domingos e Dias Santos


Faltei por minha culpa à Missa aos domingos e dias santos? - Cheguei tarde? Depois do Ofertório? - Assisti à Missa sem pres­tar atenção? - Trabalhei ou mandei trabalhar nos domingos ou dias santos sem verdadeira necessidade? Quanto tempo?


4º Mandamento - Pais e Filhos; Patrões e Empregados


Deveres dos filhos: Faltei com o respeito para com meus pais? - Fui desobediente ou malcriado para com eles?- Desejei-lhes algum mal? Algum mal grave? - Envergonhei-me dos meus pais pobres ou velhos? - Abandonei-os em sua velhice ou necessida­des?

Deveres dos pais: Deixei de cuidar do bem-estar corporal de meus filhos? Desde o princípio de sua vida? - Deixei de educá-los no santo temor de Deus, a) não cuidando de sua instrução religiosa, também depois da 1º Comunhão; b) não lhes ensinando a rezar; c) não os fazendo cumprir seus deveres de cris­tãos? - Deixei de preservar meus filhos das más companhias e das ocasiões perigosas para sua fé e virtude (colégios protestantes ou espíritas, cinema imoral, bailes, más leituras, namoros imorais, etc.)? - Fui demasiadamente indulgente para com os defeitos de meus filhos, deixando de repreender ou puni-los? - Deixei de cuidar da modéstia dos vestidos das minhas filhas? - Dei mau exemplo aos meus filhos?

Deveres dos patrões: Neguei aos meus empregados o tempo ne­cessário para o cumprimento de seus deveres religiosos? - Deixei de exortá-los, pelo exemplo e pela palavra, à prática da vida cristã? - Deixei de respeitar-lhes a dignidade humana e cristã, tratando-os com palavras ásperas ou injuriosas, ou de outro modo qualquer? - Deixei de pagar-lhes, pontualmente, o ordenado justo?

Deveres dos empregados: Desrespeitei meus patrões? - Desobe­deci - lhes? - Deixei de cumprir minhas obrigações quanto ao trabalho, a) sendo preguiçoso; b) fazendo mal os meus trabalhos; c) estragando, perdendo ou furtando objetos que me foram confiados?


5º Mandamento - Caridade; Vida e Saúde

Deixei de ajudar o próximo, e em particular as pessoas de minha família, em suas graves necessidades espirituais, não me impor­tando com a salvação de sua alma? - Deixei de chamar o sacer­dote para as pessoas de minha família quando gravemente doentes? - Dei escândalo com palavras ou exemplos? - Levei alguém ao pecado? - Que pecado foi? - Faltei com a caridade, principalmente com as pessoas de minha casa? - Deixei de so­correr o próximo em sua miséria, podendo ajudá-lo? - Despre­zei o meu próximo? - Tive raiva ou ódio dele? - Desejei-lhe al­gum mal? Algum mal grave? - Injuriei-o? - Briguei com ele? - Quis de alguma forma vingar-me dele? - Semeei discórdias ou inimizades? - Deixei de cuidar da minha saúde? - Expus-me a perigo de vida sem necessidade? - Desejei ou tentei suicidar-me?
Espanquei, feri ou matei alguém? (para condutores de veículos: dirigi sem o devido cuidado, arriscando a minha vida e a dos outros?) - Provoquei aborto? - Aconselhei alguém a come­ter tal crime? - Colaborei de qualquer forma para isso?


6º e 9º Mandamentos – Castidade


Gostei de pensamentos ou desejos contra a castidade? - Contei ou gostei de ouvir piadas indecentes? - Tive conversas indecen­tes? - Gostei de ouvi-las? - Deixei de fugir dos perigos e das ocasiões próximas do pecado? - Olhei para gravuras ou objetos indecentes? - Assisti a programas imorais na televisão? Partici­pei do carnaval? Assisti ao carnaval na televisão? - Assisti a fil­mes ou espetáculos perigosos ou maus? - Li livros ou revistas imorais? - Conservei ou os emprestei aos outros? - Deixei de vestir-me com decência? - Usei roupas que ofendam a Deus: saias curtas, roupas muito justas, transparentes e decotadas, calças compridas, bermudas, shorts? - Ensinei a outros a pecarem contra a castidade? - Procurei seduzir alguma pessoa para peca- dos desonestos? - Uma criança? - Cometi pecados impuros co­migo mesmo ou com outras pessoas? - Tenho amizades ou relações ilícitas?
Para casados: Pequei contra a fidelidade conjugal por pensamentos, palavras, olhares, obras (adultério)? Evitei filhos, pecaminosamente?


7º e 10º Mandamentos – Propriedade


Tive a intenção de furtar alguma coisa? - Furtei de fato? - Foi coisa de valor? - Deixei de restituir ao dono? - Aceitei ou com­prei coisas furtadas? - Fiquei com objetos achados sem procu­rar o dono? - Deixei de pagar as minhas dívidas? - Enganei o próximo, por ex. falsificando encomendas ou mercadorias no peso, na medida, na qualidade, ou de outra forma qualquer? - Causei dano ou prejuízo a meu próximo? - Deixei de reparar o dano causado? - Explorei o próximo com juros excessivos? - Gastei dinheiro com jogos ou outros vícios?



8º Mandamento - Verdade e Bom Nome


Fui fingido? - Faltei à minha palavra? - Menti? - Prejudiquei alguém por mentira? - Violei segredos a mim confiados? - Segre­dos profissionais? - Fiz mau juízo de alguém? - Falei mal do meu próximo, descobrindo suas faltas sem verdadeira necessidade ou inventando faltas (calúnias)? - Prejudiquei seu nome ou sua honra? - Deixei de defender sua honra?



Mandamentos da Igreja

Deixei passar mais de um ano sem me confessar? - Deixei de fazer minha comunhão pascal? - Deixei de observar o jejum e a abstinência? - Deixei de ajudar na medida de minhas posses, as obras da Religião (manutenção da igreja, do culto divino, do clero, das instituições católicas de caridade, etc)?


Pecados Capitais


Soberba: Fui orgulhoso ou vaidoso? - Revoltei-me contra a Autoridade?

Avareza: Pensei somente em ganhar dinheiro? - Fiz do dinheiro e do luxo a última finalidade da minha vida?

Impureza: Ver o 6º e 9º Mandamento da Lei de Deus.

Ira: Fiquei com raiva facilmente e sem razão?

Gula: Excedi-me na comida ou na bebida? - Embriaguei-me?

Inveja: Tive inveja dos bens alheios? - Gostei de que os outros estivessem mal? - E se estavam bem, fiquei triste com isso?

Preguiça: Fui pregresso demasiadamente? - deixei de fazer trabalhar ou de fazer algo importante porque estava com preguiça..


Depois deste exame, feito com cuidado e recolhimento, medite por alguns momentos sobre os castigos que o pecado merece: o purgatório pelos pecados veniais: o inferno pelos mortais . . O inferno, lugar de eternos sofrimentos, separado eternamente de Deus, sem esperança de salvação . . . Pense em Jesus crucifica­do, coberto de chagas, coroado de espinhos, abandonado por todos na sua agonia: tudo isto por causa do pecado . . . Reflita na misericórdia de Deus, que espera o pecador e o acolhe com carinho quando se converte: e depois diga com profundo sentimento de humildade, de confusão e de dor, o seguinte:

Ato de Contrição

Meu Jesus, crucificado por minha culpa, estou muito arrependido de ter feito pecado, pois ofendi a vós que sois tão bom, e mereci ser castigado neste mundo e no outro. Mas perdoai-me, Senhor. Não quero mais pecar. Amém.

Modo de Confessar-se

Padre, dai-me a vossa benção, porque pequei. Minha última confissão foi . . (dizer os pecados . . . e terminar): Destes e de todos os pecados da vida passada peço a Deus perdão e avós, padre, penitência e absolvição.

Depois da Confissão

Quão grande é. Senhor, vosso amor e bondade! Creio que, pela boca do sacerdote, me perdoastes os meus pecados. Quantas graças vos devo por vossa grande misericórdia! Não permitais. Senhor, que me esqueça desta graça. Proponho firmemente evitar o pecado. Abençoai, Senhor, este propósito e fortalecei- me, para que não torne a cair. Isto vos peço por Jesus Cristo, vosso Filho, Nosso Senhor, que com Seu precioso sangue me lavou de meus pecados. Amém, Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
S. José, meu Santo Anjo da guarda, Anjos e Santos de Deus, rogai por mim. Amém.



Agora reze a penitência.






Nenhum comentário:

Postar um comentário