segunda-feira, 19 de março de 2012

Comunhão na Boca e de Joelho



Vemos nos dias atuais, um verdadeiro descaso com o corpo e sangue do nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiramente presente na eucaristia, Padres modernos já não consagram o pão e o vinho com verdadeira devoção e os fies estão recebendo esse tão elevado sacramento em estado de pecado mortal, recebendo nosso senhor nas mãos, vestido de maneira indecente e algumas vezes, sem prestar atenção na missa.
Mas qual a forma correta de receber o Senhor? É da forma que você consiga expressar melhor seu amor e sua adoração por Jesus, e essa forma é de Joelho e na Boca, Sim, recebe-lo de joelho para mostrar adoração e respeito diante do Senhor, e na boca pois ninguém, além do sacerdote é digno de tocar em Jesus, para tratar do assunto A instrução Memoriale Domini, publicada pela Sagrada Congregação para o Culto Divino em 1969, afirma que:

"Essa maneira de distribuir a santa comunhão deve ser conservada, não somente porque ela tem atrás de si uma tradição multissecular, mas sobretudo porque ela exprime a reverência dos fiéis para com a Eucaristia. Esse modo defazê-lo não fere em nada a dignidade da pessoa daqueles que se aproximam desse sacramento tão elevado, e é apropriado à preparação requerida para receber o Corpo do Senhor da maneira mais frutuosa possível. Essa reverência exprime bem a comunhão, não "de um pão e de uma bebida ordinários" (São Justino), mas do Corpo e do Sangue do Senhor, em virtude da qual "o povo de Deus participa dos bens dosacrifício pascal, reatualiza a nova aliança selada uma vez por todas por Deus com os homens no Sangue de Cristo, e na fé e na esperança prefigura e antecipa obanquete escatológico no Reino do Pai" (Sagr. Congr.. dos Ritos, Instrução Eucharisticum Mysterium, n.3) Por fim, assegura-se mais eficazmente que a santa comunhão seja administrada com a reverência, o decoro e a dignidade que lhe são devidos de sorte que seja afastado todo o perigo de profanação das espécies eucarísticas, nas quais, "de uma maneira única, Cristo total e todo inteiro,Deus e homem, se encontra presente substancialmente e de um modo permanente"(Sagr. Congr. dos Ritos, Instrução Eucharisticum Mysterium, n. 9); e para que seconserve com diligência todo o cuidado constantemente recomendado pela Igreja noque concerne aos fragmentos do pão consagrado."

Por isso, na presença e principalmente diante do Senhor, mostre o respeito que Ele merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário