quinta-feira, 10 de maio de 2012

Hugo de S. Vitor - continuação



A leitura e a meditação


Duas coisas há que exercitam o engenho: a leitura e a meditação. 
Na leitura, mediante regras e preceitos, somos instruídos pelas coisas que estão escritas. A leitura é também uma investigação do sentido por uma alma disciplinada. 
Há três gêneros de leitura: a do docente, a do discípulo e a do que examina por si mesmo. Dizemos, de fato: "Leio o livro para o discípulo", "leio o livro pelo mestre", ou simplesmente "leio o livro". 


A meditação


A meditação é uma cogitação frequente com    conselho,     que   investiga prudentemente a causa e a origem, o modo e a utilidade de cada coisa. 

 A meditação toma o seu princípio da leitura, todavia não se  realiza por nenhuma das regras ou dos preceitos da leitura.   Na meditação, de fato, nos deleitamos discorrendo como que por um espaço aberto, no qual dirigimos a vista para a verdade a ser contemplada, admirando ora esta, ora aquelas causas das coisas, ora também penetrando no que nelas há de profundo, nada deixando de duvidoso ou de obscuro. 
O princípio da doutrina, portanto, está na leitura; a sua   consumação, na meditação. 
Quem aprender a amá-la com familiaridade e a ela se dedicar frequentemente tornará a vida imensamente   agradável e terá na tribulação a maior das consolações. A 
meditação é o que mais do que todas as coisas segrega a   alma do estrépito dos atos terrenos; pela doçura de sua   tranquilidade já nesta vida nos oferece de algum modo um 
gosto antecipado da eterna; fazendo-nos busca e inteligir,   pelas coisas que foram feitas, àquele que as fez, ensina a alma pela ciência e a aprofunda na alegria, fazendo com que 
nela encontre o maior dos deleites. 



Três gêneros de meditação



Três são os gêneros de meditação. O primeiro consiste no exame dos costumes, o segundo na indagação dos mandamentos, o terceiro na investigação das obras divinas. 
Nos costumes a meditação examina os vícios e as virtudes. Nos mandamentos divinos, os que preceituam, os que prometem, os que ameaçam. 
Nas obras de Deus, as em que Ele cria pela potência, as em que modera pela sabedoria,   as   em   que   coopera   pela   graça,   as  quais   todas   tanto   mais   alguém   conhecerá   o quanto sejam dignas de admiração quanto mais atentamente tiver se habituado em meditar 
as maravilhas de Deus. 
Do confiar à memória aquilo que aprendemos. 
A memória custodia, recolhendo-as, as coisas que o engenho investiga e encontra. 
Importa que as coisas que dividimos ao aprender as recolhamos confiando-as à memória: recolher é reduzir a   uma certa breve e suscinta suma as coisas das quais mais 
extensamente se escreveu ou se disputou, o que foi chamado pelos antigos de epílogo, isto é, uma breve recapitulação do que foi dito.

A memória do homem se regozija na brevidade, e se se   divide em muitas coisas, torna-se menor em cada uma delas. 
Devemos, portanto, em todo estudo ou doutrina recolher algo certo e breve, que guardemos na arca da memória, de onde   posteriormente, sendo necessário, as possamos retirar.   Será também necessário revolvê-las frequentemente   chamando-as, para que não envelheçam pela longa interrupção, do ventre da memória ao paladar.


( continua)









Nenhum comentário:

Postar um comentário