sexta-feira, 31 de maio de 2013

As tentações não são uma prova de abandono da parte de Deus. Se as vezes são uma prova da sua cólera é de uma cólera dirigida pela sua misericórdia.




Capítulo I

As tentações não são uma prova de abandono da parte de Deus. Se as vezes são uma prova da sua cólera é de uma cólera dirigida pela sua misericórdia.

As tentações perturbam a.s almas piedosas: arrastam  ao precipício .as,. almas
dissipadas. Para Prevenir o mal que delas pode resultar, é a propósito fazer-vos saber as razões que tendes de não as temer demasiado, os princípios sobre os quais podeis decidir-vos em muitas ocasiões, a maneira de vos comportardes no tempo em que elas vos atacam, e de vos premunirdes contra os efeitos delas; e mostrar-vos as vantagens que delas podeis tirar.

As tentações são idéias, sentimentos, inclinações, pendores que nos induzem a
violar a Lei de Deus, para nos satisfazermos. Essas tentações não devem nem perturbar nem desanimar uma alma cristã. O demônio declara guerra principalmente às almas que detestam o império dele; que combatem as suas próprias paixões, que  são discípulas de Jesus Cristo tanto pela pureza dos seus costumes como pelo cunho inefável da sua regeneração; ou àquelas que pensam seriamente em sacudir o jugo sob o qual o demônio as mantém. Pelas molas que faz funcionar contra elas, o demônio só procura concitá-las a renunciar ao amor de Jesus Cristo, desprendê-las de Deus, tomando-as cúmplices da desobediência dele. Esta reflexão deve consolar as almas que são tentadas. E' a oposição delas ao inimigo da salvação, é o seu apego à piedade, à vontade de Deus, que lhes atrai essa perseguição doméstica. Um pouco de constância torná-las-á vitoriosas, firmá-las-á na virtude.

Almas naturalmente tímidas, ou aquelas que o senhor por longo tempo conduziu na calma das paixões e nas doçuras da paz, imaginam que as tentações que elas às vezes experimentam são sinais da cólera de Deus sobre elas; e com isso chegam até a pensar que Deus as abandonou, quando as tentações são fortes e frequentes. Não podem persuadir-se de que Deus possa deitar olhares favoráveis sobre um coração violentamente agitado por sentimentos contrários à virtude. Esta cilada é o último recurso do inimigo da salvação para derrubar uma alma que ele não pode vencer pelas vãs satisfações do vicio. Rouba-lhe essa preciosa confiança que pode sustentá-la contra todos os esforços do inferno.

Grosseiramente se enganam essas almas.  As que são instruídas, as que conhecem melhor os caminhos de Deus, não se surpreendem com essa guerra que têm de sustentar. Pelos oráculos do Espírito Santo aprenderam que a vida do homem é um combate continuo; que temos de nos defender incessantemente, por dentro contra os nossos gostos, as nossas inclinações, o nosso amor-próprio, esses inimigos domésticos tão capazes de nos seduzir pelas suas artimanhas e pretextos; por fora, contra a sedução dos maus exemplos, contra o respeito humano, contra as potências do inferno, invejosas da felicidade do homem e conjuradas contra ele desde o começo do mundo; e aprenderam que só pelas vitórias que alcançamos com o socorro da graça é que abrimos caminho para chegarmos ao Céu; que, enfim, consoante o Apóstolo (2 Tim 2, 5), só haverá coroa para aqueles que houverem fielmente combatido até o fim.

S. Paulo não considerou como efeito da cólera e do abandono de Deus as tentações que continuou a experimentar, embora tivesse pedido ser livrado delas. Os Santos, por tanto tempo e tão vivamente atacados pelo demônio até nos desertos e nos exercícios da mais austera penitência não tiveram das tentações a mesma ideia que vós. Pelo contrário, consideraram-nas sempre como o objeto dos seus combates e a matéria dos seus méritos. Não ignoravam o que é dito nos Livros Sagrados: Por isso que éreis agradável a Deus, mister se fazia fosseis provado pela tentação (Tob .2, 13). E' esta a ideia que deveis fazer da tentação; é a única que seja justa nos princípios da Religião; e, dessarte, não ficareis nem perturbada nem desanimada com ela.

Contudo, embora as tentações não sejam um sinal do abandono de Deus, porque Deus nunca abandona inteiramente o homem enquanto este estiver na terra; e embora essas tentações sejam, ordinariamente, provações para as almas justas, às vezes são também efeitos da Justiça dlvina; que pune certas negligências no seu serviço, certas fraquezas a que se deixam levar almas desaplicadas e presunçosas, certas aplicações naturais que dividem o coração. Mas, seja punição ou provação, a submissão em recebê-las, a fidelidade em
lhes resistir devem ser as mesmas. Da parte do mais terno dos pais, a justiça é
sempre acompanhada de misericórdia; A sua graça está sempre ligada à oração e à confiança. Ele não quer perder-nos, não quer punir-nos senão para nos reconduzir a Ele. Esta circunstância, bem longe de desanimar e de perturbar uma alma, deve, pelo contrário, animá-la ao combate pela vista do perdão que lhe é oferecido, se com coração contrito e humilhado, e com fidelidade inviolável, cumprir a penitência que Deus lhe impõe.



(Tratado das Tentações -  Padre Michel da Companhia de Jesus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário