terça-feira, 3 de abril de 2012

Comunhão Espiritual

 

Comunhão Espiritual ou de Desejo

Aos fiéis que moram muito longe e não têm condições de fazer uma comunhão sacramental com freqüência, se aconselha a realização de uma comunhão espiritual. Claro que ela não substitui o recebimento do corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo presentes na Hóstia Sagrada, mas é de muita utilidade na santificação do dia pelo cristão.

Consiste em desejar com fé e com amor receber a Nosso Senhor no Sacramento da Eucaristia. Se se tem a desgraça de estar em pecado mortal, deve-se implorar sempre primeiro a misericórdia divina, por meio de um ato de contrição.

Fórmula de Santo Afonso Maria de Ligório

Creio, oh meu Jesus, que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Vos amo sobre todas as coisas e desejo receber-vos em minha alma. Mas como agora não posso receber-vos sacramentado, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração.

E como se já vos tivesse recebido, vos abraço e uno-me todo a Vós. Não permitais, Senhor, que jamais me separe de Vós.

Amém.

Fórmula mais breve de Santo Afonso

 Creio, oh meu Jesus, que estais no Santíssimo Sacramento; vos amo e vos desejo receber; vinde ao meu coração. Vos abraço e vos peço que não vos aparteis de mim.

Fórmula do Cardeal Merry del Val

A vossos pés me prostro, oh meu Jesus!, e vos ofereço o arrependimento do meu coração contrito que mergulha no nada diante da vossa santa presença. Vos adoro no Sacramento do vosso amor, a inefável Eucaristia, e desejo receber-vos na pobre morada que vos oferece minha alma. Esperando a felicidade da Comunhão Sacramental, quero possuir-vos em espírito.
Vinde a mim, já que eu venho a Vós, oh meu Jesus!, e que vosso amor inflame todo o meu ser na vida e na morte.
Creio em Vos e espero em Vos. Assim seja.

(Indulgência de três anos a cada vez; plenária no mês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário