domingo, 2 de dezembro de 2012

02 de Dezembro - Santa Bibiana, Martir.


 
(Santa Bibiana, Pascual Pérez "El mixtequito")
Santa Bibiana nasceu no século IV em Roma de pais cristãos, o antigo prefeito de Roma chamado Flaviano e sua mãe Dafrosa.O imperador romano Juliano, o Apóstata iniciou perseguição fatal aos cristãos, entre 361 e 363. O tirano que já tinha renegado seu batismo e abandonado a religião, passou a lutar pela extinção completa do cristianismo.

Começou substituindo todos os cristãos que ocupavam cargos civis por pagãos, e os mais populares e os mais perseverantes eram humilhados, torturados e, por fim mortos. No ano 363, a família de Bibiana foi executada na sua presença, porque não renunciou a fé cristã. Flaviano, seu pai morreu com uma marca na testa que o identificava como escravo. Defrosa, sua mãe foi decapitada. Ela e a irmã Demétria, antes de morrer, foram levadas para a prisão.

A primeira a morrer foi Demétria que perseverou na fé, após severos suplícios na presença da irmã. Por último foi o martírio de Bibiana, para o qual, conforme a antiga tradição, o governador local usou outra tática. Foi levada a um bordel de luxo para abandonar a religião ou ser prostituída. Mas os homens não conseguiam se aproveitar de sua beleza, pois a um simples toque, eram tomados por um surto de loucura. Bibiana então foi transferida para um asilo de loucos e lá ocorreu o inverso, os doentes eram curados. 

Sem renegar Cristo, foi entregue aos carrascos para ser chicoteada até a morte e o corpo jogado aos cães selvagens. Outro prodígio aconteceu naquele instante, e os animais não a tocaram. Ao contrário, mantiveram uma distância respeitosa do corpo da mártir. Os seus restos então foram recolhidos pelos demais cristãos, e enterrados ao lado dos familiares, num túmulo construído no monte Esquilino, em Roma.  No local de seu enterro floresceu um belo jardim e diz-se que as ervas dele colhidas serviam para curar diversas doenças, de dor de cabeça a epilepsia e assim sua tumba se tornou um local de peregrinação. Em cima dela foi construída uma capela e mais tarde a bênção do papa Simplício (468-83), criou uma basílica em honra da jovem mártir. A Igreja de Santa Bibiana ainda está no local.

A história do seu martírio ganhou a devoção dos fiéis. Santa Bibiana passou a ser incovada contra as doenças mentais e a epilepsia. O seu túmulo tornou-se meta de peregrinação e o seu bonito nome foi escolhido na hora do batismo por muitos cristãos. Também a conhecida variação, não menos bela, de Viviana se tornou popular na cristandade.

Santa Bibiana, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário