terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dos Pecados Capitais - a Soberba e a Avareza


Pecados capitas.

São sete: Soberba, avareza, luxuria, ira, gula, inveja e preguiça. Chamam-se capitas, porque são origem e cabeça de outros muitos pecados menores. Chamam-se vulgarmente mortais, mas nem sempre o  são.
São mortais ou veniais segundo a matéria, a advertência do espirito e o consentimento da vontade.


A soberba.

A Soberba é uma estima desordenada de si mesmo e desprezo dos outros.

Os efeitos e sinais da soberba são : Iº a grande estimação e presunção de si; 2° a preferencia a si próprio aos outros; 3° o grande amor dos louvores e vangloria; 4° a ambição; 5° a teima na sua opinião; 6º a impaciência no padecer.

Deus castiga este pecado na vida, permitindo que os soberbos façam cousas com que sejam humilhados e confundidos.

A virtude oposta a soberba é a humildade, virtude pela qual o homem se submete de coração aos seus superiores, e sendo necessário, até aos seus iguais e inferiores.





Avareza.


A avareza é um amor desordenado dos bens temporais, principalmente do dinheiro.

Os sinais da avareza são : 1° o desejo inquieto e desmedido de adquirir bens temporais; 2º o busca-los por meios injustos; 3º ou não os gastar no que é preciso.

Os efeitos e principais pecados de que a avareza causa são: 1° o esquecimento de Deus; 2º  a dureza para com os pobres; 3º a insensibilidade pela própria conservação; 4º a velhacaria e a injustiça.

A avareza é um grande pecado. São Paulo diz que os avarentos não hão de entrar no reino dos céus.

Os pobres podem ser avarentos, porque este pecado consiste também no desejo desmedido dos bens temporais.

A virtude oposta á avareza é a liberalidade, virtude pela qual se gasta moderadamente a própria riqueza.

Os remédios principais contra a avareza são : 1º Lembrarmos que Nosso Senhor foi pobre; 2° a lembrança da morte que ha de tirar-nos todos os nossos bens; 3º Da esmola aos pobres, segundo as nossas posses.


Texto extraído e adaptado do Livro: Catecismo Illustrado; Edição da Juventude Catholica de Lisboa 


CONTINUA (...)


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