terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os Pecados - Pecado Mortal e Pecado Venial








O pecado atual ou pessoal é aquele que cometemos com a nossa própria vontade tendo chegado ao uso da razão. 

Pode se pecar de quatro modos, a saber; por pensamentos, palavras, obras e omissões.

Pecados de pensamento são os que se cometemos pela mente e com o coração, tais como a inveja, o ódio, os juízos temerários, os maus desejos, etc.

Pecados de palavras são os que se cometem falando, como as mentiras, as calunias, as murmurações  as blasfêmias, etc.

Pecados de obras são os que se cometem por meio dos sentidos do corpo, como o roubar, o espancar, o ferir e matar, etc. Os sentidos corporais são cinco: ver, ouvir, cheirar, gostar e apalpar.

Os pecados de omissão são aqueles que se cometem quando se deixa culpadamente de cumprir aquilo que estamos obrigados a fazer.

O pecado atual divide-se em mortal e venial.

O pecado mortal é aquele que se comete transgredindo gravemente a lei de Deus, com perfeita advertência do entendimento e pleno consentimento da vontade.

Chama se mortal porque tira á alma a graça de Deus que é a vida sobrenatural da alma, como a alma é a vida do corpo.

Pelo pecado mortal: I° torna-nos inimigos de Deus; II° faz-nos escravos do demônio  IIIº priva-nos do mérito das boas obras ; IV° faz-nos réus do inferno.

O pecado venial é a transgressão da lei de Deus em matéria leve, ou em matéria grave, quando não haja perfeita advertência ou pleno consentimento.

O pecado venial não destrói a caridade, mas diminuí lhe o fervor, e por isso desagrada a Deus. Deve evitar-se o pecado venial, porque desagrada a Deus, dispõe para o pecado mortal, e porque Deus o pune nesta vida e na outra.

O remédio do pecado mortal é uma confissão bem feita, e com quanto esta se não faz, um ato de contrição perfeita e proposito firme de emenda.

O pecado venial tem muitos remédios  mas o melhor é um ato de arrependimento verdadeiro e a emenda da culpa

Texto extraído e adaptado do Livro: Catecismo Illustrado; Edição da Juventude Catholica de Lisboa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário