IMITAÇÃO
DE CRISTO – TOMAS DE KEMPIS
LIVRO
QUARTO
CAPÍTULO
10
Que
não se deve deixar por leve motivo a Sagrada Comunhão
Voz
do Amado
1. A miúdo deves recorrer à fonte da graça e
divina misericórdia, à fonte de bondade e de toda pureza, para que possas ser
curado de tuas paixões e vícios, e merecer ficar mais forte e vigilante contra todas
as tentações e enganos do demônio. Sabendo o inimigo qual é o fruto e o
eficacíssimo remédio que se encerra na santa comunhão, procura por todos os
modos e em qualquer ocasião impedir e afastar dela, quanto pode, as almas fiéis
e piedosas.
2. Pois a muitos sucede que, quando tratam de
preparar-se para a santa comunhão, sofrem as piores sugestões de Satanás. Esse espírito
maligno (como está escrito no livro de Jó 1,6) mete-se entre os filhos de Deus,
para, com sua costumada malícia, perturbá-los ou torná-los
demasiadamente tímidos e escrupulosos, a fim de lhes diminuir a devoção ou com
suas investidas arrancar-lhes a fé, para que deixem de todo a comunhão ou só se
lhe aproximem com tibieza. Mas não se há de fazer caso algum das suas manhas e
sugestões, por mais torpes e horríveis que sejam; ao contrário, todas essas
fantasias se hão de rechaçar sobre a sua cabeça. Desprezo e irrisão merece esse
malvado, e por causa de suas investidas ou inquietações não se há de deixar a
comunhão.
3. Muitas vezes também causa embaraço a
demasiada preocupação a respeito da devoção ou certo receio da necessária
confissão. Procede nisto conforme o conselho dos entendidos, e deixa a ânsia e
escrúpulos, porque estorvam a graça de Deus e impedem a devoção da alma. Não
deixes a sagrada comunhão por qualquer pequena tribulação ou
contrariedade, mas vai logo confessar-te e perdoa generosamente aos outros
todas as ofensas. Se tu, porém, ofendeste a alguém, pede humildemente perdão, e
Deus te perdoará de boa vontade.
4. Que aproveita demorar por muito tempo a
confissão ou adiar a sagrada comunhão? Purifica-te quanto antes, expele já o
veneno, apressa-te em tomar o remédio e achar-te-ás melhor que se por muito
tempo o diferes. Se deixas hoje a comunhão, por este ou aquele motivo, talvez
que amanhã te sobrevenha outro maior, e assim te podias afastar por muito tempo
da comunhão e tornar-te cada vez menos apto. O mais cedo que possas, sacode de
ti essa inércia e tibieza, porque nada te aproveita viver muito tempo nessa ânsia
e perturbação e privar-te dos divinos mistérios por cotidianos embaraços. Antes
prejudica por muito adiar a comunhão por largo tempo; porque isto costuma
produzir grave frouxidão. Infelizmente, alguns tíbios e relaxados folgam com os
pretextos de adiar a confissão e desejam a demora da comunhão, para não serem obrigados
a maior vigilância sobre si mesmos.
5. Ai! Que pouco amor e fraca devoção têm
aqueles que tão facilmente deixam a sagrada comunhão! Quão feliz, porém, e quão
agradável a Deus é quem vive tão santamente e guarda a sua consciência em tal
pureza, que todos os dias estaria preparado e disposto a comungar, se lhe fosse
permitido e o pudesse fazer sem causar reparo! Quando alguém,
por humildade ou algum legítimo impedimento, se abstém de comungar uma vez ou
outra, merece louvor por tanta reverência. Insinuando-se-lhe, porém, a tibieza,
deve reanimar-se a si mesmo e fazer o que puder, e Deus auxiliará o seu desejo, atendendo à boa vontade, que
especialmente aprecia.
6. Quando for, porém, legitimamente impedido,
conserve ao menos a boa vontade e piedosa intenção de comungar, e deste modo
não ficará privado do fruto do Sacramento. Porque todo cristão piedoso pode
cada dia e a cada hora, sem embaraço e com proveito, comungar espiritualmente.
Contudo, em certos dias e tempo determinado, deve receber com afetuosa
reverência o corpo de seu Redentor no Sacramento, e nisto ter em vista mais a
honra e glória de Deus, que sua própria consolação. Porque espiritualmente
comunga e invisivelmente é recreado, todas as vezes que medita devotamente no
mistério da encarnação de Cristo e da sua paixão, e se acende em seu amor.
7. Quem se prepara somente quando uma festa se
aproxima ou o costume o obriga, muitas vezes se achará mal preparado. Bem-aventurado
aquele que se oferece a Deus em holocausto, todas as vezes que celebra a Santa
Missa ou comunga! Não sejas, ao celebrar, nem demasiadamente demorado, nem
apressado, mas guarda o uso comum e regular daqueles com quem vives. Não deves
causar incômodo ou enfado aos demais; mas seguir o caminho traçado pela
instituição dos maiores e atender antes ao proveito alheio que à tua própria
devoção e afeto.
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