sexta-feira, 1 de março de 2013

Pensamentos de Santa Teresinha - Mês de Março





1.         O verdadeiro amor se nutre de sacrifícios e quanto mais se
priva a alma das satisfações naturais, mais a sua ternura se torna forte e desinteressada. (Conselhos e Lembranças)

2.         Sejamos ciosas das menores ocasiões de nos sacrificar e
nada recusemos a Jesus. Ele tem tanta necessidade de Amor! (6
ª carta à Celina)

3. Ó meu Jesus, parece-me impossível que uma alma chegue a
caber mais amor do que Vós pusestes na minha; eis por que me
animo a suplicar-Vos que ameis todos aqueles que me destes
como me tendes amado a mim. (História de uma alma, c. X)

4. Não vá lá imaginar que eu estou nadando em consolação;
Oh! Isso não; a minha consolação consiste em não ter nenhuma neste mundo. (História de uma Alma, c. IX)

5.         Jesus se compraz em indigitar-me a única senda que leva a
essa Fornalha  Divina;   esta   senda   é   o   abandono,   a
despreocupação da criancinha que sem temor adormece entre os braços de Seu Pai. (História de uma Alma, c. IX)

6.         Havemos de auxiliar os Missionários por meio da oração e sacrifícios. (História de uma Alma, c. X)

7. Se eu fosse rica não poderia ver um pobre com fome sem que lhe desse de comer. Assim faço na minha vida espiritual. A medida que ganho alguma coisa, sabendo que as almas estão prestes a cair no Inferno, dou-lhes os meus tesouros, e assim não encontro um momento que possa dizer: Agora vou trabalhar para mim. (Conselhos e Lembranças)

8.         Nesta terra é preciso não se apegar a nada, ainda às coisas
inocentes, porque quando menos pensamos elas nos faltam. Só o que é eterno nos pode contentar. (1a carta à Irmã Maria do Sagrado Coração)

9.         Se soubésseis até que ponto desejo ser indiferente às coisas da terra! Que me importam todas as belezas criadas? Seria bem desgraçada se as possuísse! (2° carta à Madre Inês de Jesus)

10.      Escrever livros de piedade, compor as mais sublimes
poesias; tudo isto não vale o mais pequenino ato de renúncia. (Conselhos e Lembranças)

11. Não sou capaz de procurar nos livros de piedade belas
orações. Como não sei qual escolher, faço como as crianças que
não sabem ler: digo simplesmente a Deus tudo que Lhe queria
dizer, e Ele me compreende sempre. (História de uma Alma, c. X)

12. Muitas vezes durante minhas ações de graças eu repetia esta
passagem da Imitação: "Ó Jesus, doçura inefável, mudai-me em
amargura todas as consolações da terra".
Estas palavras saíam
sem esforço de meus lábios, e eu as pronunciava como uma
criança que repete sem compreender o que uma pessoa amiga lhe inspirava. (História de uma Alma, c. IV)

13. A gota de fel deve estar misturada em todos os cálices, pois
eu acho que provações ajudam muito a se desapegar da terra;
fazem olhar mais o Céu que este mundo. (1ª  "carta à Madre Inês de Jesus)

14. Sim, desejo estas feridas do coração, estes golpes de
espinhos que fazem sofrer tanto... A todos os êxtases prefiro o Sacrifício. (3ª carta à Madre Inês de Jesus)

15.      Não temo senão um único dia desta vida para salvar as almas
e dar assim ao Senhor provas de nosso amor.  (2ª carta aos Missionários)

16. Desde que compreendi o amor do Coração de Jesus,
confesso que expulsei do meu coração todo temor. A lembrança de
minhas faltas me humilha, leva-me a não me apoiar em minha
força, que não é senão fraqueza; mas esta lembrança me fala mais
ainda da misericórdia e do amor. (5ª carta aos Missionários)

17. Eis o caráter de Nosso Senhor: Ele dá como Deus, mas quer a humildade de Coração, (17°carta à Celina)

18.      A única coisa que eu desejo é a vontade de Deus. (4ª carta aos Missionários)
19. Desde  a mais tenra infância que na minha alma se

confundem a devoção à Maria e a São José.

20. Eu só tenho necessidade de resignação para viver... Para
morrer é só alegria que sinto. (História de uma Alma, c. VIII)

21. Está escrito no catecismo que a morte é a separação da
alma e do corpo
e é certo! Pois bem, eu não tenho medo de uma
separação que me unirá para sempre ao bom Deus. (Conselhos e Lembranças)

22.      A vida não é triste! Ao contrário, ela é muito alegre. Se
dizeis: "A vida na terra é o exílio e triste", eu vos compreendo. Este
nome de vida só devemos dar às coisas do Céu, que nunca se hão de acabar. (Conselhos e Lembranças)

23.0 rosto é o reflexo da alma; deveis ter um rosto calmo e sereno, como uma criancinha que está sempre contente. Quando estiveres só, procede da mesma maneira, porque sois sempre espetáculo dos anjos. (Conselhos e Lembranças)

24. Jesus gosta dos corações alegres, e ama uma alma sempre Sorridente. (Conselhos e Lembranças)

25.0 único crime imputado a Nosso Senhor por Herodes foi o de ser louco... e, francamente, Ele o era na verdade! Sim, era a loucura de vir procurar os pobres corações dos mortais para deles fazer Seus tronos, Ele, o Rei da glória, que estava assentado acima dos Querubins. (20ª carta à Celina)

26.      Deus nos disse que no último dia Ele enxugará todas as
lágrimas de nossos olhos
; e, não há duvida, quanto mais lágrimas
houverem para enxugar, maior será a consolação. (3a carta à irmã Maria do Sagrado Coração)

27.      Tudo é puro para os puros. A alma simples e reta não vê
mal em nada, pois o mal só existe nos corações impuros, e não nos objetos insensíveis. (História de uma Alma, c. VI)

28.      Uma alma no estado de graça não deve ter medo dos
demônios, que são patifes e capazes de fugir diante do olhar de
uma criança. (História de uma Alma, c. I)

29. Só no Céu veremos a verdade absoluta de todas as coisas. Na
terra, mesmo na Sagrada Escritura, há o lado obscuro e
tenebroso. (Conselhos e Lembranças)

30. Guardar a palavra de Jesus, eis a única condição da nossa
felicidade, a prova de nosso amor para com Ele; e esta palavra
parece-me que é Ele mesmo, pois se chama o Verbo ou Palavra Incriada do Pai. (18"carta à Celina)

31.      Jesus não veio procurar nem o espírito nem os talentos neste
mundo... Ele se fez a Flor dos Campos, a fim de nos mostrar como
Lhe é querida a simplicidade. (14ª  carta à Celina)


Nenhum comentário:

Postar um comentário