segunda-feira, 8 de outubro de 2012

08 de Outubro - Santa Brígida, modelo de mãe.




Brígida, ou Brigite, nasceu em Finstad perto de upsala, na Suécia em 1303 e morreu em roma em 23 de julho de 1373, e é por isso conteporânea de Santa catarina de Sena. Elas tem em comum não só singulares dons carismáticos, como êxtases e visões, mas também um vivo interesse pela paz em os Estados e pela unidade dos cristãos. As Revelações que brígida teve durante os freqüentes êxtases, foram por ela escritas em suéco e depois traduzidas em latim, formando oito grandes volumes.

Esta extraordinária figura de mulher tinha-se casado com menos de 18 anos com o nobre Ulf Gudmarsson, do qual teve oito filhos.

Passou algum tempo na corte como dama da rainha Bianca de Namur, mantendo-se fiel à rigida educação cristã que lhe fora dada por uma tia austera. Com sua operosa caridade para com os necessitados leou à corte uma onda de fervor. Depois o marido, Ulf, após tê-la acompanhado em peregrinação ao célebre santuário de Compostela na Espanha, foi fechar-se no mosteiro Cistercience de Alvastra, onde já vivia um filho deles, concluído ai sua santa vida em 1344. Brígida seguiu então o exemplo do marido e do filho, abraçando o ideal monástico.

A nova orientação dada à sua vida serviu para traduzir em ato a grande idéia desde há muito alimentada: a fundação em Vadstena de uma ordem religiosa que trouxesse o nome do Santíssimo Salvador e fosse estruturada sobre um plano de todo o original: o mosteiro duplo, de homens de de mulheres, que teria um único ponto de encontro na igreja para oração em comum. Sobre o exemplo de comunidade apostólica (72 discípulos e doze apóstolo mais São Paulo), as várias comunidades da Ordem, colocadas sob a regra de Santo agostinho seriam composta de 85 membros: 60 mojas, 13 monges, 4 diaconos e oito irmãos leigos.

O projeto da fundadora teve o apoio do Rei da Suécia e se concretizou em 78 mosteiros em toda a Europa. A ordem aprovada pelo Papa Urbano V é dirigida de Roma pela Santa Fundadora, em 1349, tinha-se mudado para a praça farnese, no lugar onde surgiria depois a igreja a ela dedicada, teve sua maior expansão depois da morte de Santa Brígida, sob direção de sua própria filha, Santa Catarina. Brígida da Suécia foi canonizada em 1391, dezoito anos após a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário