A IMITAÇÃO DE CRISTO - TOMAS DE KEMPIS
LIVRO TERCEIRO
CAPÍTULO 58
Que não devemos
escrutar as coisas mais altas e os ocultos juízos de Deus
1. Jesus: Filho, guarda-te de disputar sobre assuntos altos e
os ocultos juízos de Deus; não queiras investigar por que este é deixado em tal
estado, aquele elevado a tanta graça, este tão oprimido, aquele tão exaltado.
Isso excede o alcance humano, e não há raciocínio nem discussão que possam
escrutar os desígnios de Deus. Quando, pois, o inimigo te sugere tais
pensamentos, ou os curiosos questionarem sobre eles, responde com o profeta:
Justo sois, Senhor, e justo é o vosso juízo (Sl 118,37), ou, também: Os juízos
do Senhor são verdadeiros e justificados em si mesmos (Sl 19, 10). Meus juízos
devem se temer, e não discutir, porque são incompreensíveis ao entendimento
humano.
2. Não queiras também inquirir ou disputar sobre os méritos dos
santos, qual seja o mais santo ou o maior no reino dos céus. Daí nascem muitas
controvérsias e contendas inúteis, que nutrem a soberba e a vanglória, donde
procedem invejas e discórdias, porque este prefere soberbamente um santo,
aquele quer dar a preeminência a outro. Querer saber e investigar tais coisas
não traz proveito algum, antes desagrada aos santos, porque "eu não sou
Deus de discórdia e sim da paz" (1Cor 14,33), e esta paz consiste antes na
verdadeira humildade que na própria exaltação.
3. Alguns, por um zelo de
predileção, se afeiçoam mais a este ou àquele santo, mas este afeto é antes
humano que divino. Sou eu que fiz todos os santos; eu lhes dei a graça, eu lhes
outorguei a glória. Eu sei os merecimentos de cada um, eu os preveni com as
bênçãos da minha doçura (Sl 20,4). Eu conheci os meus amados antes dos séculos,
eu os escolhi do mundo, e não eles a mim. Eu os chamei por minha graça e os
atraí por minha misericórdia: eu os fiz passar por várias provações. Eu os
inundei de maravilhosas consolações, dei-lhes a perseverança e coroei a sua
paciência.
4. Eu conheço o primeiro e o último e abraço a todos com
inestimável amor. Eu devo ser louvado em todos os meus santos, bendito sobre
todas as coisas e honrado em cada um deles, que eu tão gloriosamente exaltei e
predestinei, sem prévio merecimento algum de sua parte. Quem desprezar, pois,
um dos menores dos meus deixa também de honrar o maior, porque fui eu que fiz o
pequeno e o grande. E quem menospreza a todos os mais que estão no reino dos
céus. Porquanto todos são um belo veículo da caridade; todos têm o mesmo
parecer, o mesmo querer, e se amam mutuamente com o mesmo amor.
5. Além disso, - o que é mais sublime ainda - eles me amam mais
a mim que a si e seus merecimentos. Porque, arrebatados acima de si mesmos e
desprendidos de todo amor-próprio, se transformaram inteiramente no meu amor,
no qual descansam com sumo gozo. Nada há que os possa desviar ou deprimir,
porque, repletos da eterna verdade, ardem no fogo inestinguível da caridade.
Calem-se, pois, os homens carnais e sensuais, e não discutam sobre o estado dos
santos, porque não sabem amar senão seus próprios gozos. Eles diminuem ou acrescentam
conforme a sua inclinação, e não como agrada à eterna Verdade.
6. Em muitos é isso ignorância, mormente naqueles que, pouco
iluminados, raramente sabem amar um santo com amor puramente espiritual.
Leva-os ainda muito a natural afeição e a amizade humana, que os inclina a este
ou àquela, e, como se portam nas coisas terrenas, assim se lhes afiguram também
as celestiais. Há, porém, incomparável distância entre o que pensam os
imperfeitos e o que alcançam os homens espirituais pela revelação superior.
7. Guarda-te, pois, filho, de discorrer curiosamente sobre
coisas que excedem teu entendimento; cuida antes e trata de seres ainda o
ínfimo no reino de Deus. E dado que alguém soubesse quem seja deles o mais
santo ou o maior no reino dos céus, que lhe aproveitaria esse conhecimento, se
dele não tomasse motivo de humilhar-se diante de mim e louvar mais
fervorosamente o meu nome? Muito mais agrada a Deus quem cuida na grandeza dos
seus pecados, na escassez das virtudes e na grande distância que o separa da
perfeição dos santos, do que aquele que disputa sobre a maior ou menor glória
deles. Melhor é implorar os santos com devotas orações e lágrimas,
suplicar-lhes com humildade de coração sua gloriosa intercessão, que
perscrutar, com vã curiosidade, seus segredos.
8. Os santos estão bem contentes e satisfeitos; oxalá também os
homens soubessem estar contentes e refrear suas vãs palavras. Não se gloriam
dos próprios merecimentos, pois nenhum bem atribuem a si mesmos, mas tudo
referem a mim que lhes dei tudo por infinita caridade. Tão cheios estão do amor
da divindade e de abundantíssima alegria, que nada falta à sua glória, nem pode
faltar à sua bem-aventurança. Quanto mais elevados estão os santos na glória,
tanto mais humildes são em si mesmos e mais perto de mim e de mim amados. Por
isso lês na Escritura que depunham suas coroas diante de Deus e se prostavam
diante do Cordeiro e adoravam aquele que vive nos séculos dos séculos (Apc
4,10).
9. Muitos perguntam qual
seja o maior no reino de Deus e não sabem se serão dignos de ser contados entre
os menores. Grande coisa é ser ainda o menor no céu, onde todos são grandes,
porque serão chamados filhos de Deus, e, na verdade, o são. O menor valerá por
mil, e o pecador de cem anos morrerá (Is 60,22; 65,20). Pois, quando os
discípulos perguntaram quem era o maior no reino dos céus, receberam esta
resposta: Se vos não converterdes e vos tornardes como crianças, não entrareis
no reino dos céus (Mt 18,3.4).
10. Ai daqueles que recusam humilhar-se
espontaneamente com os pequenos; porque é baixa a porta do reino celeste e não
lhes dará entrada. Ai também dos ricos, que têm neste mundo suas consolações,
porque, quando os pobres entrarem no reino de Deus, eles ficarão de fora,
chorando. Regozijai-vos, humildes, e "exultai, pobres, porque vosso é o
reino de Deus" (Lc 6,20) contanto que andeis no caminho da verdade.
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