quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Escravas de Maria: Sobre o Convento



Quando nasce uma obra
Cor unum et anima una.
Um coração e uma alma.
O que é vocação?
É um chamado de Deus para alcançar uma vida consagrada totalmente a Ele.
É um chamado à união divina e esforçando-se para alcançar a perfeição religiosa.
É um desejo persistente ou ao menos periódico de dar-se generosamente a Deus e à Sua Igreja. Se Deus e Maria a chama a esta vocação de escravidão total venha conhecer a Sociedade Religiosa Regina Pacis/Escravas de Maria Rainha da Paz e depois, se assim for da vontade de Deus e da Santíssima Virgem Maria, consagre-se neste estado de vida.
Somos religiosas, Escravas de Maria Rainha da Paz, de voto simples e vida ativa, vivemos a escravidão à Jesus por Maria (Ad Jesum per Mariam).
Fundada pela reverenda Madre Jeanne d’Arc na cidade Campo Grande, Mato Grosso do Sul Centro-Oeste do Brasil, as Escravas de Maria perpetuam a vida religiosa tradicional, pela vivência e observância da escravidão à Santíssima Virgem sob o título de Maria Rainha da Paz. Este Convento possui uma vida apostólica externa e uma vida silenciosa de oração e trabalhos manuais dentro do convento. Em nosso santo hábito é incluído o escapulário creme. As Escravas de Maria guardam a liturgia tradicional, com o Ofício Divino e o Santo Sacrifício da Missa rezados em latim, com um pouco de canto gregoriano, segundo nossas possibilidades, silêncio, recolhimento, penitência, reparação e sacrifício e a reza diária do Santíssimo Rosário.
Dom Tomás de Aquino, OSB, Prior do Mosteiro Beneditino da Santa Cruz, é o nosso diretor espiritual.
Nossos padroeiros são:
Maria Rainha da Paz; festa dia 31 de maio.
Santa Teresinha do Menino Jesus; festa dia 03 de outubro.
São Luís Grignion de Montfort; festa dia 28 de abril.
Primeiros passos para quem quiser ser Escravas de Maria. É necessário:
Ter entre 17 a 30 anos de idade (existem exceções de idade para ser admitida). Vontade, caráter, sólidos princípios morais e amar a tradição da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aptidão à oração, ao silêncio, penitência e desejar a união divina por meio à escravidão ao Nosso Senhor pelas mãos da Santíssima Virgem Maria na vida apostólica. Observâncias do horário de nossa Congregação e na formação.
Horário para alma que quer ser tornar perfeita nesta Congregação
05:30 Levantar: Consagração ao São Luís Maria Grignion de Montfort
06:00 Angelus
06:02 Prima
06:15 Meditação
06:45 Santa Missa
07:30 Café da manhã
08:00 Estudo e Formação
08:40 Trabalho
11:00 Lectio Divina
11:30 Sexta
11:40 Terço (gozosos)
12:00 Angelus
12:05 Almoço
12:35 Recreio
13:30 Descanso ou leitura espiritual
14:00 Trabalho
15:00 Terço (dolorosos)
15:20 Trabalho
18:30 Terço (gloriosos)
19:00 Angelus
19:05 Jantar
19:45 Recreio
20:45 Completas
21:00 Grande silêncio
21:30 Apagar todos as luzes e descanso
O apostolado interno e fora do Convento se faz como a Madre designar.
Postulantado
São de seis meses a um ano, durante o qual a candidata aprende e experimenta a vida da escravidão na clausura do nosso Convento. No postulantado terá a recepção e imposição dos escapulários de Nosso Senhora do Carmo, São Miguel Arcanjo e da medalha milagrosa. O postulantado se faz na clausura, numa vida dedicada à oração.
Noviciado
Dois anos de duração, iniciando-se com a recepção do hábito das Escravas de Maria.
O primeiro ano do Noviciado é o Canônico e neste dia ocorre a Consagração a Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort e também a assinatura do documento onde está escrito a escravidão. Os dois anos de noviciado são na clausura numa vida dedicada a oração e ao trabalho interno.
Profissão temporária
Renovado a cada um ano os votos religiosos de pobreza, castidade e obediência.
Neste dia terá recepção do anel na mão direita em sinal externo de escravidão.
Anel na mão direita (dezena do terço) este sinal representa as correntes do Santo Rosário ao qual nos há de salvar e sinal externo da escravidão.
Profissão perpétua
Os votos perpétuos serão feitos com 35 anos de idade. Neste dia haverá recepção do anel na mão esquerda… uma esposa de Cristo para sempre! Se estiver com 30 anos (ou mais) depois do noviciado terá que fazer 10 anos de renovação dos votos temporários e depois sim os votos perpétuos.
Anel na mão esquerda (anel com uma pequena cruz) esta cruz sobre o anel representa que a paz só vem pelas cruzes carregadas e aceitas a cada dia com resignação.
Esposas de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Oração
Reza do Santo Terço diante do Santíssimo
Ofício Divino
Trabalho apostólico
Confecções de Sacramentais
Na formação das almas
Catequeses

Fonte: Maria Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário