CONSELHOS SOBRE A VOCAÇÃO
CAPÍTULO II
ESTUDO DA VOCAÇÃO
Padre J. Guibert
(Superior do Seminário do
Instituto Católico de Paris)
edição de 1937
SINAIS DE PROVÁVEL IDONEIDADE
Eis alguns sinais de provável
idoneidade para a vida religiosa ou sacerdotal:
1.º Sentir inclinação para a
vida religiosa ou sacerdotal, em geral, vagamente;
2.º Pensar frequentes vezes na
necessidade de fugir do mundo a fim de salvar a alma;
3.º Uma suave inclinação para a
virtude da castidade, embora acompanhada de tentações contrárias em vários
casos, pois a história mostra inúmeros santos que alcançaram grandes vitórias
somente depois de terríveis lutas;
4.º Certo atrativo para a
oração, em geral, — para as leituras piedosas, — para as cerimônias da igreja,
etc.;
5.º O zelo para salvar almas, o
desejo de ensinar o catecismo, de dar a conhecer a religião aos ignorantes,
etc.;
6.º Algum atrativo para o
silêncio, — para a solidão, — embora misturado de tentações para o mundo;
7.º Amor aos estudos sérios, —
mesmo que a natureza incline também para a preguiça ou leviandades;
8.º Respeito, em geral, para a
autoridade legítima, apesar de algum instinto de revolta;
9.º Refletir muitas vezes sobre
a vaidade do mundo, de suas grandezas; — ponderar como tudo passa, etc.;
10.º Certa convicção íntima de
que «se eu permanecer no mundo, serei condenado;» este sinal é dado por santo
Afonso de Ligório assim como o seguinte:
11.º Depois de fervorosa
confissão, passar «muito tempo sem recair no pecado;».
12.º Ter saúde forte ou pelo
menos regular, contanto que não sofra de moléstia contagiosa;
13.º Possuir um gênio franco,
aberto, expansivo, comunicativo;
14.º Ter um exterior decente,
razoável, sociável, isto é, não ter deformidade notável repugnante;
15.º Ser filho legítimo; ter boa
índole (cânone 1.363);
16.º O Pe. William Doyle, no seu
tratado da vocação, além dos sobreditos casos de provável idoneidade, cita
outro curiosíssimo, a saber: ser alguém perseguido por insistente medo de ter
vocação. Nisto, vê ele refinada tentação diabólica, que foi muito comum na vida
dos grandes santos. Numerosos são os que chegaram a rezar para não terem
vocação e que mais tarde foram ótimos religiosos.
Ao terminar, é preciso dizer que
os precedentes sinais de provável idoneidade não são os únicos nem tão pouco
são infalíveis.
Certos pretendentes possuíam tal
ou tal destes sinais e entretanto não tinham verdadeira vocação.
Outros cristãos desprovidos
destes indícios exteriores, revelaram séria vocação por meio de outras provas.
De modo, que o único modo
certíssimo de averiguar a idoneidade é consultar o confessor e depois o
superior provincial do instituto em que se projeta entrar. É a confirmação do
princípio do catecismo do concílio de Trento: tem vocação legítima aquele que é
chamado pelos ministros legítimos da Igreja (Ver o Mensageiro do Coração de
Jesus, n.° 486).
Fonte: A Grande Guerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário