quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

03 de Janeiro - Santa Genoveva, Virgem





Santa Genoveva, nasceu em naterre, próximo de Paris na França, no ano de 422,  dentro de uma família muito simples. Desde cedo, ela foi discernindo o chamado de Deus a seu respeito. Quando tinha apenas 8 anos, um bispo chamdo Dom Jermano estava indo da França para a Inglaterra em missão. Passou por Nanterre para uma celebração e, ao dar a bênção para o povo, teve um discernimento no Espírito Santo e chamou aquela menina de oito anos para a vida consagrada. A resposta dela foi de que não pensava em outra coisa desde pequenina.
   
Adolescente ainda foi consagrada a Deus por São Germano de Auxerre, por ocasião de uma viagem que o santo fazia à Inglaterra, a fim de combater a heresia pelagiana, que afirmava ser possível a salvação do homem apenas pelo seu próprio esforço, sem o concurso da graça divina. Aos quinze anos, fez o voto de castidade nas mãos do bispo de Paris,  e recebeu o véu sagrado. Passou então a ocupar-se com a oração e a penitência, alimentando-se de pão de cevada, água e dormindo no chão.   Tornou-se modelo de modéstia, de oração, de mortificação e de caridade, sendo imitada por outras moças, que se consagraram a Deus, embora vivendo com suas famílias, pois ainda não existiam mosteiros de freiras. Tinha especial devoção a Nossa Senhora e aos santos Martinho e Dionísio e, mandou construir um templo no lugar onde São Dionísio foi martirizado.  Apesar de sua vida santa e recolhida, não escapou da calúnia e da maledicência, mas, em vez de perturbar-se, encheu-se de satisfação por poder sofrer pelo nome de Jesus. Foi agraciada com grandes milagres por seu intermédio. 
   
Um fato célebre aconteceu quando os hunos ameaçavam destruir Paris: o povo estava amedrontado pelos massacres acontecidos noutras cidades e Genoveva então exortou-os a não abandonar a cidade e a confiar no auxílio de Deus e conclamou os parisienses à oração e penitência; à defesa da cidade ameaçada pelos hunos de Átila e não aconteceu aquela invasão. Vencidas as discórdias internas e expulsos os invasores, Genoveva lutou incansavelmente para debelar a fome que desolava e afligia os habitantes da cidade. Percorria as regiões do rio Sena em busca de alimentos, e o que conseguia era distribuído à população faminta.  

 Santa Genoveva morreu aos oitenta anos, com fama de santidade, pranteada por toda a população. Foi sepultada na igreja de São Pedro, em Paris.  Seu túmulo tornou-se tão famoso que a igreja passou a chamar-se de santa Genoveva.
É a santa padroeira de Paris, juntamente com São Dionísio, primeiro bispo da cidade.

Servo de Deus Padre Donizetti Tavares de Lima.
             *03-01-1882  + 16-06-1961


(Foto a esquerda da Santa Missa Tridentina dita pelo padre Donizetti).   Hoje é data de Nascimento do Padre Donizetti Tavares de Lima de Tambaú- S.P. (* 03-01-1882), um grande Sacerdote Diocesano brasileiro que fez em vida grandes milagres espirutisl e corporais, ao qual ele alegava que tudo ocorria por intercessão da Santíssima Virgem Aparecida. 


Comprovando que todas as graças passam pela mãos da Santíssima Virgem, ou seja, Medianeira de todas as graças.


Santa Genoveva, rogai por nós.


Fonte: Escravas de Maria





Nenhum comentário:

Postar um comentário