quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pensamentos de Santa Teresinha.


(Santa Terezinha - primeira a direita - e suas irmãs no Carmelo)





“Na comunidade vive uma irmã que possui o dom de me desagradar em todas as coisas. Seus modos, suas palavras, seu gênio, pareciam-me muito desagradáveis. Trata-se, todavia, de uma santa religiosa, que será muito agradável ao Bom Deus. Por esta razão, não querendo ceder à antipatia natural que experimentava, pensei comigo que a caridade não consistiria em sentimentos, mas em atitudes. Dediquei-me então a fazer pela irmã o que faria pela pessoa a quem mais amasse. Todas as vezes que me encontrava com ela, por ela rezava ao Bom Deus, oferecendo-lhe todas as suas virtudes e seus méritos. Bem senti que isto agradava a Jesus, pois não existe artista que se desgoste de receber elogios por suas obras. E Jesus, plasmador das almas, regozija-se quando a gente não se prende ao exterior, mas penetra até o santuário íntimo que escolheu para sua mansão e admira-lhe a formosura. Não me restringia a rezar muito pela irmã que me ocasionava tantos combates. Fazia por lhe prestar todos os obséquios possíveis, e quando tinha tentação de responder-lhe de modo desagradável, contentava-me em lhe esboçar o mais amável sorriso, forcejando por desviar a conversa, pois a Imitação de Cristo diz que “mais vale deixar cada qual com o seu modo de pensar, do que obstinar-se em contestá-lo”.  
(História de Uma Alma, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face).

Nenhum comentário:

Postar um comentário