domingo, 27 de janeiro de 2013

27 de Janeiro - São João Crisóstomo, Doutor.




 
São João de Antioquia, passou alguns anos como eremita solitário no deserto, de virtude de sua áurea eloquência, é chamado pelos gregos de Chrysostomos, ou Boca-Dourada, foi ordenado sacerdote da Igreja de Antioquia e, após a morte de Nectário, foi forçado pelo Imperador Arcádio a aceitar, contra a sua vontade, o arcebispado de Constantinopla. Neste ofício, lutou contra a degradação da moral pública e a vida desregrada dos nobres, levantando contra si a má vontade de muitos inimigos, especialmente a Imperatriz Eudóxia, que ele havia condenado pelo desvio de dinheiro da viúva Calítropa e da terra de outra viúva. Esforçou-se para moralizar o Clero, no qual havia desvios e escândalos, e chegou a depor bispos indignos. Denunciou também, corajosamente, abusos de autoridades civis.  Despertou, por tudo isso, antipatias em pessoas poderosas, tanto na ordem espiritual quanto na temporal. Foi, em consequência, duas vezes desterrado e morreu no exílio. Era amigo íntimo e tinha sido colega de estudos de São Basílio Magno.

Por tal motivo, foi exilado, entre as lamentações das viúvas e dos pobres, que sentiram a perda de seu pai comum. Durante este exílio, o sofrimento do Crisóstomo foi inenarrável - e quantas almas ele levou à fé em Cristo Jesus! A quantidade, devoção e brilho dos sermões e demais escritos de São João Crisóstomo foram e são objeto de admiração universal.

Ele entregou a sua alma a Deus no décimo-quarto dia de setembro. Imediatamente após a sua morte, uma poderosa tempestade de granizo caiu sobre Constantinopla e, quatro dias depois, a Imperatriz morreu. O Imperador Teodósio, filho de Arcádio, trasladou o corpo de São João Crisóstomo a Constantinopla em grande solenidade e, no dia 27 de janeiro, as relíquias foram solenemente sepultadas - sobre elas, o Imperador orou pelo perdão de seu pai e de sua mãe. O santo corpo foi posteriormente levado a Roma e está agora sepultado na Basílica Vaticana.

Este celebérrimo Doutor da Santa Igreja foi proclamado patrono celestial dos oradores sacros pelo Sumo Pontífice S. Pio X, como o patrono da eloquência sagrada. É considerado um dos quatro grandes Doutores da Igreja Oriental e deixou uma produção intelectual abundante e variada, composta de aproximadamente 600 sermões e discursos.

São João Crisóstomo, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário