quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

As virtudes de Nossa Senhora - Sua Esperança.


 V. SUA ESPERANÇA


Da fé nasce a esperança. Pois nos ilumina com a fé, fazendo-nos conhecer sua bondade e suas promessas, para que nos elevemos pela esperança ao desejo de possuí-lo.

Possuindo Maria a virtude da fé por excelência, teve também, por excelência, a virtude da esperança. “Maria foi sempre e totalmente desapegada dos afetos do mundo, que lhe passava por um deserto”. Mostrou, de fato, a Santíssima Virgem quanto lhe era grande essa confiança em Deus, primeiramente ao ver a perplexidade de S. José, seu esposo, que, ignorando a sua misteriosa maternidade, pensava em deixá-la. Provou ainda sua confiança em Deus quando, próxima ao parto, se viu em Belém, expulsa até da hospedaria dos pobres, e reduzida a dar à luz numa estrebaria. “E reclinou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lc 2,7).

Igual confiança mostrou também na Providência quando S. José a avisou que era necessário fugir para o Egito. Ainda na mesma noite, partiu para a longa e penosa viagem a um país desconhecido, sem provisões, sem dinheiro e sem outro acompanhamento senão a do Menino Jesus e de seu pobre esposo. “E levantando-se, José tomou consigo, ainda noite, o Menino e sua Mãe e retirou-se para o Egito” (MT 2,14).

Melhor ainda demonstrou sua confiança, quando pediu ao Filho o milagre do vinho em favor dos esposos de Cana. Disse-lhe apenas: “Eles não tem mais vinho”. Ao que respondeu Jesus: Que nos importa isso, a mim e a ti? Minha hora ainda não chegou (Jô 2,4). Apesar da aparente repulsa, confiada na divina bondade, ordenou a Virgem aos servos que fizessem resolutamente o que lhes ordenasse o Filho. Pois era garantida a graça rogada. Com efeito, Cristo Senhor, mandou encher com água os vasos e depois a mudou em vinho.

(Tirado do Livro Glorias de Maria de Santo Afonso de Ligório)

Conheça as outras virtudes de Nossa Senhora e imiti-as:

Nenhum comentário:

Postar um comentário