quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Meditaçãos de Santo Tomás - A vida de Jesus entre os homens.

 Meditações retiradas das obras de Santo Tomás de Aquino
Tempo de Natal

A vida de Jesus entre os homens

(O Sermão da Montanha (1890), Carl Heinrich Bloch.)

« Depois de tais coisas, foi visto sobre a terra, e conversou com os homens » (Br 3, 38)

O modo de viver de Cristo devia ser conveniente ao fim da encarnação, pela qual ele veio ao mundo.
  
1º. Ora, Cristo veio ao mundo em primeiro lugar para manifestar a verdade, como diz no Evangelho de João:« Nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade » (Jo 18, 37). Portanto, ele não devia ocultar-se, levando uma vida solitária, mas agir em público, pregando publicamente. Por isso diz aos que o queriam deter: « É necessário que eu anuncie também às outras cidades o reino de Deus, pois para isso é que fui enviado. » (Lc 4, 42-43).
     
2º Em segundo lugar, Cristo veio ao mundo para livrar os homens do pecado:  « Jesus Cristo, escreve São Paulo à Timóteo (1 Tm 1, 15), veio a este mundo salvar os pecadores ». Diz Crisóstomo: « Embora Cristo pudesse atrair todos a si para ouvir sua pregação permanecendo ele no mesmo lugar, não o fez, dando o exemplo para que andemos de um lugar para o outro e procuremos os que estão em perigo, assim como o pastor procura a ovelha perdida e o médico vai até o enfermo. »
   
3º Em terceiro lugar, Cristo veio ao mundo para que « por ele tenhamos acesso a Deus », como diz  a Carta aos Romanos (5, 2). Deste modo, vivendo familiarmente entre as pessoas, era conveniente que infundisse em todos confiança para dele se aproximarem. Assim se lê: « E aconteceu que, estando Jesus sentado à mesa em casa de Mateus, eis que, vindo muitos publicanos e pecadores, se sentaram à mesa com Jesus e com os seus discípulos. » (Mt 9, 10). E Jerônimo explica: « Vendo que o publicano, convertido de seus pecados, alcançou a penitência, eles também não perderam a esperança da salvação »
   
Portanto, deve-se dizer que Cristo, por sua humanidade, quis manifestar sua divindade. Por isso, convivendo com os homens, o que é próprio de um homem, manifestou a todos sua divindade, pregando e fazendo milagres, vivendo entre os homens inocente e justamente.
  
(III, q. XL, a. 1)
  
 (P. D. Mézard, O. P., Meditationes ex Operibus S. Thomae.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário