terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Décima quarta Fineza de Jesus Sacramentado - Final.



Décima quarta Fineza de Jesus Sacramentado para com os homens
Jesus Se deixou Sacramentado para ser nosso companheiro nesta vida e Viático para a outra.

 
Amorosa foi, sem dúvida, a providência do Altíssimo, Que, caminhando Seu Povo quarenta anos num áspero e solitário deserto, acompanhou-o sempre com uma coluna de fogo, que, servindo-lhe de guia para a Terra Prometida, mostrava-lhe de noite os perigos do caminho, e de dia os defendia com sua sombra dos nocivos ardores daquele clima, que nem os persas, nem os gregos, nem os Alexandres, nem os Césares se atreveram a passar. E se essa foi uma prova maravilhosa de Seu amor para com aquele Povo, sempre ingrato a Seus benefícios, que diremos da fineza com que no espinhoso deserto deste mundo Se nos deu o próprio Senhor por companheiro perpétuo e guia seguro, não um uma nuvem de fogo, senão no resplandecente Sol de Seu Corpo Sacramentado?

Jesus fez-Se companheiro dos homens, pobres passageiros, que, caminhando pelos perigosos bosques desta vida, caíam em um precipício a cada passo. Fez-Se peregrino conosco, mas com um amor muito mais fino do que com aqueles dois caminhantes que iam a Emaús, com os quais, para não ficar com eles só uma noite, dissimulou que passava adiante. Bem conheceu o Divino Amante que, se nos deixasse caminhar sós por este mundo, encontraríamos desgraças a cada passo. Bem viu que se navegássemos sem Ele um só dia, cada onda nos seria um naufrágio. E assim escondeu n'Este Sacramento a Majestade para ser nosso Companheiro individual em todas as partes, para ser nossa luz nas trevas, nosso escudo nas batalhas e nosso piloto nos perigos.

Quem poderá contar os inumeráveis benefícios que recebemos tendo nesta vida por Companheiro Jesus Sacramentado? Favoreceu Deus a casa de Labão só pela companhia de Jacó. Livrou todos os navegantes do naufrágio por levar por companheiro São Paulo. Ó quantas vezes fulminariam contra nós os dardos da Divina Justiça, se não tivéssemos na terra Este fiel amigo ao lado, o Qual repara os golpes do Eterno Pai, justissimamente irado! Quantas vezes ter-se-ia submergido a nave de Pedro nas borrascas de tantas heresias, se não tivesse por piloto Jesus Sacramentado! Porém Ele não dorme mais sobre a poupa deste navio, e assim seguro vai quem o governa. Não tema, pois, nenhum covarde, não desespere nenhum pobre, não se desconsole nenhum aflito. Jesus Sacramentado é fiel amigo para todos. Assim o experimentava o humano Serafim Francisco, que, quando o assaltava alguma grave aflição, ia logo comunicá-la a seu verdadeiro Amigo Sacramentado, de Quem recebia prontamente o alívio.

Mas Este amoroso Sacramento não é só nosso Companheiro na breve peregrinação desta vida, mas aumenta Seu amor a fineza, sendo-o também para a larga e perigosa viagem da Eternidade. Não quis o amante Redentor perder-nos de vista na partida que fazemos deste mundo, nem por um só momento. Soem despedir-se os amantes, acompanhar-se até onde possam com os olhos. Mas não Se satisfez Jesus em seguir-nos só com a vista: quis também ir conosco com o corpo. Para este caminho da Eternidade, não nos deu por Viático outro que a Si mesmo. Quis mostrar-nos que primeiro se apartará a Alma de nosso corpo, que Seu Corpo de nossa Alma. Do coração, diz o Filósofo, que, sendo o primeiro a viver, é o último a morrer. Por essa razão nos acompanha Jesus na morte, para que entendamos que nosso coração perde a vida antes que Ele perca a nossa companhia. Ah! Católicos! Mais radicado está o amante Sacramentado em nosso coração, do que esse à nossa vida. Acabada essa, quer viver conosco outra por toda uma eternidade. Nela conheceremos e cantaremos para sempre, melhor do que o que eu soube explicar, quais e quantas sejam as finezas de Jesus Sacramentado.

(Finezas de Jesus Sacramentado para con los hombres, e ingratitudes de los hombres para con Jesus Sacramentado. Escrito en Toscano, y Portugués por el P. F. Juan Joseph de S. Teresa Carmelita Descalzo. y traducido en castellano por D. Iñigo Rosende presbitero. Con licencia. Barcelona: En la Imprenta de los Herederos de Maria Angela Marti, Plaza de S. Jayme, año 1775.)

Aqui termina as selecionadas Finezas de Jesus Sacramentado para com os homens do Pe. Juan Joseph. Leiam as outras Finezas de Jesus e saiba a grandiosidade do amor de Jesus para conosco no Santíssimo Sacramento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário